A telegestão, ou tele gerenciamento, nada mais é que um sistema que permite maior controle sobre ativos e mais eficiência nas manutenções.

Uma das principais características dessa tecnologia é a facilidade de controlar diferentes variáveis, otimizando a prestação de serviços e melhorando a infraestrutura das regiões em que são instalados.

Continue a leitura e descubra mais sobre essa tecnologia.

Hardware e Software 

Como você sabe, um dos segmentos para implantação do sistema de telegestão é a iluminação pública. Uma vez que os pontos de iluminação são identificados e cadastrados, é possível instalar os dispositivos de telegestão em cada um deles.

A partir de então, o sistema de telegestão consegue controlar remotamente os ativos e realizar diversas medições como, por exemplo, tensão, corrente, potência das lâmpadas, entre outros. 

Isso ocorre de modo muito rápido, graças à interação e comunicação entre o sistema (software) e o dispositivo (hardware) em tempo real.

Todas as informações coletadas são devidamente interpretadas pelo software que, na sequência, as armazena dentro do próprio dispositivo.

Com dados e controle em mão, por assim dizer, pode-se diminuir significativamente os custos de operação e economizar energia sendo, portanto, uma tecnologia sustentável.

Conectividade garantida

Você viu anteriormente que é possível controlar todo um sistema de iluminação de modo remoto. 

Mas existem outras funcionalidade de um sistema de telegestão. Uma das que mais se destaca é a possibilidade de conexão com diversos aparelhos. 

Funciona mais ou menos assim: Os pontos de iluminação cadastrados contam com dispositivos de telegestão acoplados e estes, por sua vez, funcionam como roteadores de rede.

Essa conexão é possível graças a uma conexão entre os dispositivos de telegestão, que formam a chamada rede mesh.

Dessa forma, os cidadãos podem se conectar a um desses ativos e utilizar diversos serviços como horário de ônibus, informações da prefeitura e aviso da defesa civil.

Toda essa conectividade está ligada ao conceito de Internet das Coisas (IoT), que leva internet e conexão para objetos comuns ao nosso dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida da população.

O futuro para as cidades

Todas as tecnologias desenvolvidas podem ser aperfeiçoadas e aplicadas em outras áreas de interesse das pessoas que vivem em uma cidade.

Se hoje a tecnologia embarcada nos sistemas de telegestão já se mostra muito eficiente, sobretudo quando se fala em iluminação pública, imagine todas as possibilidades no futuro!

E podemos dizer que ele está mais próximo do que imaginamos, tendo em vista a oferta crescente de serviços que se baseiam nessa tecnologia e no mercado de IoT.

A Internacional Data Corporation (IDC) prevê que o mercado mundial de IoT para consumidores terá um crescimento substancial nos próximos cinco anos. Isso se dará por meio da maior conscientização da população em geral a respeito das conveniências, economia de custos e eficiência energética que os dispositivos e serviços conectados podem oferecer. 

Entretanto, a fornecedora global de  de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos alerta sobre as preocupações dos consumidores em relação à custos, privacidade e principalmente cibersegurança.

O que achou do conteúdo?

Sem dúvidas, o sistema de telegestão deixa todo o processo de gerenciamento mais preciso. Sem essa tecnologia, todos cálculos de previsão de custos com energia de iluminação pública, por exemplo, seriam baseados apenas estimativas.

Já para a população, esse recurso pode facilitar – e muito – a vida nas chamadas cidade inteligentes, uma realidade em muitos países desenvolvidos.

Para saber mais sobre a temática, preparamos um conteúdo exclusivo sobre a relação da cibersegurança e telegestão para as cidades inteligentes. Confira!