O uso de tecnologia na iluminação pública é um tema bastante discutido atualmente pela sua relevância para as cidades que almejam se tornar inteligentes. 

Vários são os exemplos das capitais que estão em busca de modernizar seus parques de iluminação e implantar o sistema de telegestão. 

– Caso você tenha alguma dúvida sobre o que é telegestão, confira este conteúdo: O que é um sistema de telegestão?

Uberlândia, por exemplo, é uma das cidades que, em 2020, tem buscado a modernização da iluminação pública.

Assim, através do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), a cidade irá contar com: telegestão da iluminação em pelo menos 23% da cidade, iluminação em mais de 10 espaços históricos, substituição de aproximadamente 87 mil lâmpadas por LED e expansão anual de 550 pontos de luz. 

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior, afirma: “a Parceria Público-Privada, que vem a modernizar a iluminação pública de toda a cidade, é algo muito novo e que traz muita tecnologia”. 

A Exati atende diversas capitais pelo Brasil com o nosso software, como Curitiba e Belo Horizonte. 

Quer entender quais nossos diferenciais e por que somos a líder nacional quando o assunto é iluminação pública? Acompanhe nosso blog post sobre uso de tecnologia na iluminação pública e confira!

1 – Cadastramento dos pontos de iluminação pública

O nosso sistema de gerenciamento disponibiliza um módulo completo para o cadastramento de todo o parque de iluminação pública de forma prática e intuitiva. 

Dessa maneira, a partir desse cadastro, toda a base de ativos é atualizada automaticamente e os responsáveis são informados com dados atualizados sobre seus pontos de IP.

Além disso, outro diferencial do sistema da Exati é que, durante qualquer ação da equipe de campo, o software possibilita controle de estoque e o acesso ao histórico de equipamentos usados e chamados atendidos. 

Dessa forma, é possível saber o destino de cada material, acompanhar o uso de EPIs e EPCs e controlar múltiplos estoques.

2 – Atualização Cadastral Transparente

Todos os pontos foram cadastrados? Ótimo. Agora você tem em mãos um banco de dados completo de todas as lâmpadas do município. Entretanto, é necessário manter esses dados sempre atualizados.

No sistema da Exati a atualização cadastral é transparente, seja para manutenção, modernização ou até mesmo remoção de lâmpadas. Assim, as concessionárias que administram as regiões têm acesso em tempo real aos dados atualizados.

A Exati também realiza a integração e gera arquivos de cadastro em diversos formatos já homologados por diversas concessionárias de energia.

Dessa forma, garante-se preço justo para a fatura de energia da cidade e evita-se possíveis cobranças de valores retroativos, que impactam diretamente as contas do município.

3 – Acompanhamento em tempo real

Com o sistema, com ou sem cadastro, quando um chamado é aberto, é possível acompanhar as atividades que estão sendo realizadas pelas equipes externas, onde as demandas estão sendo cumpridas e os materiais utilizados.

O sistema também é capaz de calcular rotas otimizadas para facilitar o trabalho dos colaboradores e não permite que duas equipes se desloquem para atender o mesmo chamado. 

4 – Aplicativo para equipes de campo

Para as equipes de campo, desenvolvemos um aplicativo para auxiliá-las. Funciona da seguinte maneira: uma ordem de serviço é enviada ao dispositivo mobile da equipe, de forma que ela consiga seguir o roteiro e atender as demandas. 

Além disso, a equipe externa pode trabalhar de duas formas: online, enviando os relatórios de conclusão de chamados automaticamente; ou offline, acumulando os chamados no dispositivo até reconexão coma rede; dispor de todo o banco de cadastro e do mapa da cidade na palma da sua mão sem necessidade de conexão.

5 – Relatórios completos

A partir das informações coletadas, é possível extrair qualquer relatório referente à gestão, materiais, produtividade de equipes e trabalhos realizados. 

Dessa maneira, com esses dados, é possível tomar decisões estratégicas com assertividade, melhorando a produtividade das equipes e fazendo um bom uso de tecnologia na iluminação pública.  

6 – Sistema de telegestão

Os dispositivos da telegestão ficam acoplados nas luminárias públicas da cidade. Além de controlar remotamente os ativos, pode-se realizar medições que serão interpretadas pelo software e armazenadas dentro do próprio dispositivo. 

As medições mais comuns são de tensão, corrente, potência da lâmpada e eficiência energética. Por meio do sistema, é possível identificar quando uma luminária precisa de manutenção e enviar um chamado para as equipes. 

As aplicações na IP são várias:

– Gerenciar o acendimento das luminárias em tempo real ou através do agendamento de horários; 

– Dimerizar as luminárias públicas; 

– Detectar problemas; 

– Prever manutenções com base na coleta de dados. 

– Saiba mais: Cibersegurança: Exati como referência na telegestão

Ainda, outra vantagem do nosso sistema é que os contratos são realizados por quantidade de pontos luminosos. Isso ocorre justamente para que possamos atender pequenas e grandes cidades e, principalmente, nos adequar ao orçamento de cada uma.

Vamos aplicar o uso de tecnologia na iluminação pública na sua cidade?

Neste blog post nós mostramos tudo que a Exati pode fazer quando o assunto é iluminação pública. O que acha de implantarmos esse sistema no seu município?

Nós temos uma equipe de especialistas preparada para conversar e marcar uma reunião. É só clicar aqui!

Obrigada por acompanhar e até a próxima leitura!