About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Uso da tecnologia na iluminação pública: cidades inteligentes
Cidades Inteligentes, Tecnologia

Uso da tecnologia na iluminação pública: cidades inteligentes 

O uso de tecnologia na iluminação pública é um tema bastante discutido atualmente pela sua relevância para as cidades que almejam se tornar inteligentes

Em todo o país, cidades de diferentes portes estão buscando modernizar seus parques de iluminação, sobretudo, com a implantação de tecnologias inteligentes, como sistema de telegestão.

Com esses avanços, o setor de iluminação pública tornou-se um dos mais competitivos no mercado de infraestrutura, abrindo portas para a inovação e contribuindo para maior qualidade de vida urbana.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os impactos da tecnologia na iluminação pública.

O que é iluminação pública inteligente?

A iluminação pública inteligente é uma solução moderna que utiliza tecnologias de ponta para promover maior luminosidade e visibilidade nas vias públicas – garantindo uma iluminação mais eficiente e econômica nas cidades.

Além disso, a iluminação pública inteligente se destaca pela conectividade de IA, IoT e outros sensores acoplados em postes para controlar a intensidade da luz de forma automática e adequada, seguindo todas as normas e diretrizes do setor.

Do mesmo modo, com o uso de tecnologia na iluminação pública é possível monitorar o consumo de energia para otimizar a eficiência energética, identificar ativos e detectar alertas e outros dados em tempo real.

Na prática, a iluminação pública inteligente fomenta a inovação para inúmeras possibilidades no ambiente urbano, tornando as cidades cada vez mais seguras e conectadas.

Como funciona o sistema de iluminação pública?

O sistema de iluminação pública é composto por postes e luminárias que fornecem a iluminação em vias públicas no período noturno, sendo este, um elemento essencial para a segurança e a qualidade de vida nas cidades modernas.

Esse serviço é um processo complexo que envolve concessionárias de energia elétrica, distribuição da energia para os postes, escolha de lâmpadas, equipamentos, manutenção e gerenciamento do sistema como um todo.

Por esse motivo, o setor de iluminação pública tem passado por diversas transformações. 

Prova disso é o processo de modernização dos parques de IP com a substituição de lâmpadas de vapor metálico pelas lâmpadas LED, viabilizando avanços e a implementação de novos recursos.

Um exemplo disso, são os softwares de gestão especializados em iluminação pública. Com o uso da tecnologia, gestores e equipes em operação controlam o funcionamento das luminárias e identificam possíveis falhas no sistema – antecipando chamados, evitando maior número de ocorrências, otimizando processos e reduzindo custos.

Qual é a importância da iluminação com tecnologia para as cidades?

O uso da tecnologia na iluminação pública impulsiona um cenário repleto de inovações voltadas para a gestão e prestação de serviços públicos.

Neste caso, investir em soluções que sejam integradas a sistemas inteligentes permite que cidades produzam uma enorme quantidade de dados

Contudo, mais do que produzir, é necessário coletar, armazenar e analisar esses dados com o objetivo de gerar informações relevantes para desenvolver projetos, serviços, políticas públicas e principalmente: poder atuar em prol da gestão pública e cidadãos.

Um exemplo clássico da importância do uso da tecnologia na iluminação pública para as cidades é a economia aos cofres públicos, devido ao sistema de telegestão que controla de forma inteligente os parques de IP – diminuindo os custos de operação e economizando energia. 

Como resolver o problema da iluminação pública?

Como falamos anteriormente, gerenciar um parque de iluminação pública não é tarefa fácil. Além de seguir leis e protocolos, é preciso capacitar equipes e investir em materiais e outros equipamentos para garantir qualidade extrema na prestação do serviço.

E mais uma vez, a tecnologia entra em cena, se destacando na otimização de processos para tornar a gestão muito mais ágil e eficiente. Pensando nisso, separamos algumas soluções da Exati para sanar esses desafios.

1. Cadastramento dos pontos de iluminação pública

O sistema de gerenciamento da Exati disponibiliza um módulo completo para o cadastramento de todo o parque de iluminação pública de forma prática e intuitiva. 

Dessa maneira, a partir desse cadastro, toda a base de ativos é atualizada automaticamente e os responsáveis são informados com dados atualizados sobre todos os pontos de IP.

Além disso, outro diferencial do sistema da Exati é que, durante qualquer ação da equipe de campo, o software possibilita controle de estoque e o acesso ao histórico de equipamentos usados e chamados atendidos

Dessa forma, é possível saber o destino de cada material, acompanhar o uso de EPIs e EPCs e controlar múltiplos estoques.

2. Atualização cadastral transparente

Com todos os pontos cadastrados, gestores e equipes de operação têm em mãos um banco de dados completo de todas as lâmpadas do município. Entretanto, é necessário manter esses dados sempre atualizados.

No sistema da Exati a atualização cadastral é transparente, seja para manutenção, modernização ou até mesmo remoção de lâmpadas. Assim, as concessionárias que administram as regiões têm acesso em tempo real aos dados atualizados.

A Exati também realiza a integração e gera arquivos de cadastro em diversos formatos já homologados por diversas concessionárias de energia.

Dessa forma, garante-se preço justo para a fatura de energia da cidade e evita-se possíveis cobranças de valores retroativos, que impactam diretamente as contas do município.

3. Monitoramento em tempo real

Outra solução inteligente do sistema da Exati é o monitoramento em tempo real. 

Ou seja, quando um chamado é aberto, é possível acompanhar as atividades que estão sendo realizadas pelas equipes externas, onde as demandas estão sendo cumpridas e quais os materiais utilizados durante as operações.

O sistema também é capaz de calcular rotas otimizadas para facilitar o trabalho dos colaboradores e não permite que duas equipes se desloquem para atender o mesmo chamado. Na prática, otimiza-se o tempo e o custo com profissionais.

4. Aplicativo para equipes de campo

Para as equipes de campo, foi desenvolvido um aplicativo para auxiliar na gestão. 

Funciona da seguinte maneira: uma ordem de serviço é enviada ao dispositivo mobile da equipe, de forma que ela consiga seguir a rota e atender as ocorrências

Além disso, a equipe externa pode trabalhar de duas formas:

  • Online: enviando os relatórios de conclusão de chamados automaticamente.
  • Offline: acumulando os chamados no dispositivo até reconexão com a rede, dispor de todo o banco de cadastro e do mapa da cidade na palma da sua mão sem necessidade de internet.

5. Relatórios completos

A partir das informações coletadas, é possível extrair qualquer relatório referente à gestão, equipamento, produtividade de equipes e trabalhos realizados

Com esses dados, é possível tomar decisões estratégicas e com assertividade, melhorando a produtividade das equipes e fazendo um bom uso de tecnologia na iluminação pública.  

6. Sistema de telegestão

Os dispositivos da telegestão são inseridos nas luminárias públicas da cidade para controlar remotamente os ativos, além de realizar medições que serão interpretadas pelo software e armazenadas dentro do próprio dispositivo. 

As medições mais comuns são de tensão, corrente, potência da lâmpada e eficiência energética. Dessa forma, é possível identificar quando uma luminária precisa de manutenção e enviar um chamado para as equipes

Aplicações e funcionalidades da telegestão na iluminação pública

  • Gerenciar o funcionamento da luz em luminárias em tempo real ou através do agendamento de horários; 
  • Dimerizar as luminárias públicas; 
  • Detectar problemas, falhas e possíveis riscos; 
  • Prever manutenções com base na coleta de dados. 
  • Os contratos são realizados por quantidade de pontos luminosos, garantindo que o sistema atende cidades de todos os portes e se adequando ao orçamento de cada uma delas.

Quais os benefícios da iluminação pública?

A boa gestão de um parque de iluminação pública não só beneficia uma sociedade como um todo, mas também traz impactos positivos para outros setores de infraestrutura e desenvolvimento urbano

Abaixo, nós separamos as principais delas.

Segurança pública

A iluminação pública adequada, em bom funcionamento, instalada de forma estratégica e com alto índice de luminosidade contribuem de forma significativa para a segurança pública da população nas cidades urbanas.

A iluminação pública em led em áreas e vias públicas, por exemplo, podem reduzir o número de acidentes devido à melhorias na visibilidade, além de diminuir índice de violência e criminalidade – permitindo que as pessoas se sintam mais seguras ao caminhar pelas ruas no período noturno.

Mobilidade e tráfego urbano

Assim como na segurança pública, a iluminação pública desempenha um papel fundamental na mobilidade e trânsito urbano, ao proporcionar maior luminosidade nas vias urbanas, sobretudo, em locais com maior circulação de pedestres e veículos.

Além disso, com a tecnologia LED, é possível integrar sensores em luminárias para detectar o tráfego e monitorar os dados em tempo real. Na prática, a tecnologia é capaz de sinalizar e orientar o trânsito, fornecer informações de transporte público, evitar acidentes e obter melhorias de fluidez e menos congestionamentos.

Sustentabilidade

O uso da tecnologia na iluminação pública e a modernização dos parques por lâmpadas de led, tornam os municípios muito mais eficientes e sustentáveis.

Isso porque, as lâmpadas LED têm uma eficiência energética muito maior do que as lâmpadas convencionais. Ou seja, elas consomem menos energia para produzir a mesma quantidade de luz. Além disso, as luminárias em led têm uma vida útil maior – o que implica na redução de manutenção, custos, emissões de gases e geração de resíduos.

Valorização dos espaços públicos

O serviço de iluminação pública quando bem gerenciado e prestado com qualidade, criam ambientes mais atraentes, inclusivos e acolhedores para que a população possa usufruir da melhor forma os espaços públicos no período noturno. 

Do mesmo modo, a iluminação adequada destaca arquiteturas, praças, parques e monumentos históricos que tornam os locais mais protegidos e valorizados, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local e a qualidade de vida como um todo.

Quais os desafios no setor de iluminação pública?

Assim como em qualquer outro mercado de infraestrutura, a iluminação pública enfrenta desafios, principalmente voltado à gestão dos serviços.

Saiba quais são eles e como o uso da tecnologia na iluminação pública pode ajudar o setor.

Localização dos pontos de iluminação

Infelizmente, é comum em muitos municípios não apresentarem um levantamento completo do parque de iluminação pública do município, ou quando apresentam, acabam lidando com dados desatualizados e de difícil análise.

Na prática, são inúmeros os prejuízos causados pela falta de cadastro e gerenciamento dos pontos luminosos. Entre eles, estão: atendimento ineficiente e demorado, lâmpadas queimadas por mais tempo, chamados duplicados, materiais e equipamentos inadequados para cada tipo de ocorrência e principalmente: prejuízos econômicos e cidadãos insatisfeitos.

Por esse motivo, o uso de tecnologia na iluminação pública, como por exemplo, o Software da Exati, permite que todos os pontos de uma cidade sejam cadastrados através das coordenadas georreferenciadas, compondo todos os dados e informações técnicas de cada ponto para que sejam monitoradas e controladas em tempo real.

Manutenção

Devido à falta de dados e pontos cadastrados, o serviço de manutenção tende a atrasar e apresentar resultados abaixo do esperado, tornando todo processo lento e passível de falhas.

Exemplo clássico disso, são as informações incorretas e o levantamento de materiais, equipamentos e veículos inapropriados destinados às operações. Dessa forma, perde-se tempo, custos com materiais e equipes, além da baixa produtividade e qualidade do serviço.

Neste contexto, também é comum que luminárias sejam trocadas sem apresentar qualquer tipo de defeito e por consequência, a lâmpada que exige manutenção, não recebe o atendimento e reparo adequado. Ou seja, um desafio e tanto para os gestores e equipes em campo!

Atendimento

Sem dúvidas, o atendimento é um dos desafios mais constantes na iluminação, sobretudo, no que diz respeito à gestão e controle desses serviços.

Isso porque, quando as equipes de campo estão atendendo chamados, é necessário comprovar o serviço executado, materiais utilizados, duração e equipes presentes no local.

Contudo, mais do que comprovar as informações, é preciso centralizá-las para evitar a perda e duplicação de dados, além de gerar relatórios precisos de cada atendimento. E claro, com um sistema especializado em serviços de iluminação pública, esse desafio é solucionado com mais eficiência e economia! 

Conclusão

Neste conteúdo, você pode perceber como o uso da tecnologia na iluminação pública pode beneficiar e transformar o ambiente urbano.

Se você ficou interessado em saber mais sobre a temática. Acompanhe nosso blog!

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *