À medida que o número de pessoas morando em áreas urbanas continua crescendo, se torna cada vez mais evidente a necessidade de adotar uma cidade inteligente para se viver.

Conforme apontado por um estudo divulgado pela consultoria McKinsey, a projeção até 2025 é que as cidades inteligentes contribuam com aproximadamente 60% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

No entanto, é preciso entender o verdadeiro conceito desse modelo urbano. Quais características definem, quais os principais exemplos e tecnologias utilizadas? Continue a leitura para entender!

Conceito de cidade inteligente

Cidade inteligente, também conhecida como smart city, é a cidade que usa tecnologia para melhorar aspectos de seu desenvolvimento, seja infraestrutura, mobilidade urbana, sustentabilidade ou qualidade de vida da população.

E sabe qual é a importância de uma smart city?

De acordo com a ONU, a projeção é que até 2050, mais de 70% da população mundial esteja vivendo em áreas urbanas. Diante dessa perspectiva, para atender a crescente demanda populacional, as cidades inteligentes são uma ótima solução.

Isso porque essas cidades se destacam pela implementação de soluções sustentáveis e inovadoras, resolvendo desafios habitacionais, ambientais, sociais e de mobilidade urbana, entre outros serviços essenciais à população.

Exemplos de cidades inteligentes

Seja em pequenos ou em grandes centros urbanos, as comunidades inteligentes representam inovação na gestão de recursos e no desenvolvimento sustentável. 

Conheça algumas das cidades mais inteligentes do mundo!

Curitiba

Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no Smart City Expo World Congress 2023, um prêmio concedido pela Fira Barcelona. E isso só foi possível pelo uso inovador de tecnologias para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando Curitiba mais sustentável, eficiente e inclusiva.

Além disso, Curitiba possui uma infraestrutura integrada, o que permite que os dados sejam compartilhados e analisados ​​de forma eficiente. Essa infraestrutura inclui redes de comunicação, energia, transporte e saneamento.

Ou seja, sua rede de tecnologia possui sensores, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e big data, que coletam, analisam e agem sobre dados em tempo real. 

Não podemos esquecer de um sistema de transporte público que conta com veículos elétricos e do uso de energia solar e eólica para gerar eletricidade, além do investimento em eficiência energética.

Barcelona

Considerada uma das cidades mais inteligentes do mundo, Barcelona é a sede do Smart City Expo World Congress, um dos maiores eventos globais dedicados a soluções para cidades inteligentes

Mas não é por esse motivo que ela leva o seu título de smart city. A cidade também conta com dispositivos IoT para coletar dados em tempo real sobre o tráfego, qualidade do ar e uso de energia.

Além disso, Barcelona tem sido pioneira em soluções de mobilidade sustentável, incluindo extensas redes de transporte público, ciclovias e iniciativas de compartilhamento de veículos elétricos. O objetivo é reduzir o congestionamento, as emissões de carbono e melhorar a acessibilidade.

Singapura

Por último, mas não menos importante, Singapura também é considerada uma das cidades mais inteligentes do mundo. Isso devido a iniciativa “Smart Nation”, lançada em 2014. Após seu lançamento, a cidade recebeu investimentos governamentais para se transformar em um centro urbano movido pela inovação e tecnologia digital.

E nós conseguimos perceber isso por meio do Smart Nation, onde os cidadãos têm a capacidade de relatar questões municipais, chamar veículos, receber alertas ambientais do local, verificar a produção de energia por meio de medidores inteligentes, e acessar dados personalizadas destinadas a famílias jovens e residentes idosos — tudo através de uma rede integrada de aplicativos

Tecnologias e ferramentas

Quando pensamos em uma sociedade mais sustentável e inteligente, indiretamente, pensamos também em tecnologia. Por isso, o conceito de cidades inteligentes tem tudo a ver com o sistema da Exati, já que o software busca transformar as cidades com inovação.

E, se você está se perguntando como, veja a seguir:

O sistema da Exati para gestão de iluminação pública pode transformar uma cidade, pois o software é completo, dinâmico e fácil de implementar, além de possuir as seguintes vantagens:

  • Cadastramento dos pontos de iluminação pública;
  • Atualização Cadastral Transparente;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Aplicativo para equipes de campo;
  • Relatórios completos;
  • Sistema robusto de Telegestão.

Conclusão

Uma cidade inteligente com um sistema de gestão é a combinação perfeita de inovação e modernidade
Ficou interessado em saber mais sobre o software de gestão de iluminação pública da Exati? Confira o nosso blog e fique por dentro de todos os detalhes da nossa tecnologia!