Certamente você já ouviu falar a respeito da transformação digital. Afinal, foi um dos assuntos mais comentados no mundo em 2020 diante do surgimento do novo coronavírus.

Esse conceito pode ser definido como o fenômeno responsável por incorporar recursos tecnológicos atuais aos antigos mecanismos utilizados para resolver problemas.

Em outras palavras, estamos falando de uma mudança expressiva no modo pelo qual as diversas empresas operam, trazendo para sua realidade muita tecnologia e processos digitais que garantam sua sobrevivência no mercado.

Sabendo disso, você já pode continuar a leitura para saber como a transformação digital impacta diretamente o modelo de parcerias público-privadas (PPPs) e quais são seus principais pontos positivos.

O mercado está cada vez mais competitivo

É um fato! Hoje, para que uma empresa se mantenha no mercado conquistando clientes e prosperando ano após ano, ela precisa atentar-se a dois pontos: Inovação e investimentos.

Para se ter uma noção do que estamos falando, a transformação digital tem impulsionado, em média, 37% do crescimento de receita advinda de novos negócios.

Outro dado relevante é sobre os impactos de sua atuação: mais de 76% de empresas informaram ter melhorado a capacidade de impactar seus clientes e 69% relataram melhor diferenciação competitiva.

Por outro lado, graças a essa movimentação acelerada, estima-se que organizações que não estiverem preparadas para a nova era acabem desaparecendo. É o que afirma Chuck Robbins, CEO da grande Cisco Systems.

De acordo com Robbins, até o ano de 2025 aproximadamente 40% das empresas listadas no “FORTUNE 500” não existirão mais. Entretanto, esse fato abre possibilidades para que o futuro das pessoas, cidades e prestação de serviços seja cada vez mais promissor.

Vamos relembrar alguns pontos importantes sobre esse modelo de negócio e, em seguida, explicaremos qual sua relação com a transformação digital.

O que tudo isso tem a ver com as PPPs?

As parcerias público-privadas são contratos que determinam um vínculo entre o poder público e a iniciativa privada

Seu objetivo é implementar, total ou parcialmente, serviços, obras e atividades de interesse da população. Para isso, é o parceiro do governo quem fica responsável por investir, financiar e explorar o serviço.

Nos últimos anos a administração pública começou a perceber quão válida é a participação das empresas privadas na entrega de serviços essenciais e os números de editais abertos por todo o país cresceram exponencialmente.

Entretanto vale ressaltar que, por vezes, o conceito de parceria público-privada é confundido com outros termos como, por exemplo, a privatização.

Veja quais são as principais diferenças entre as modalidades clicando aqui.

Quais são os prós e contras?

A principal vantagem de uma PPP é que o governo pode executar atividades que não teria recursos técnicos e financeiros para fazer se não houvesse o acordo com uma empresa. 

É esse empreendimento que traz os recursos financeiros, a metodologia e a tecnologia. Ao poder público resta, senão, apenas fiscalizar o cumprimento do contrato.

Para a população, as parcerias público-privadas são garantia de estabilidade no processo. Como os contratos costumam ter duração média de 20 a 30 anos, evitam-se as interrupções comuns em obras feitas exclusivamente pelo governo.

Mesmo assim, há desvantagens: a depender de como a parceria é feita, é possível que ela onere o processo. Em casos extremos, o contrato de concessão pode sair muito caro para o poder público e trazer desequilíbrio de forma que as vantagens fiquem apenas com o setor privado — por isso, é importante que o contrato seja muito bem elaborado.

Entre as opções estão os subsídios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal (CEF).

Além disso, é possível usar dois artifícios legais: as Manifestações de Interesse Público (MIPs) e os Processos de Manifestação de Interesse (PMIs).

A era da Transformação digital

Como você viu anteriormente, as PPPs são excelentes instrumentos para que as gestões públicas possam entregar, de fato, serviços essenciais à população.

Tudo isso é feito por meio dos recursos da iniciativa privada que detém instrumentos e tecnologia de ponta para modernizar diversos setores.

A iluminação pública, o fornecimento de água e recolhimento de esgoto e o gerenciamento de resíduos urbanos são alguns exemplos.

Além de possibilitar tudo isso, esse processo de modernização abre portas para um futuro que já não está mais tão distante como pensávamos. Quer um exemplo?

Pense no setor de iluminação pública. Hoje, além de todo o controle sobre o parque de iluminação facilitado pelo uso de softwares inteligentes, é possível ainda utilizar toda a arquitetura existente para disponibilizar uma série de serviços por meio da Telegestão.

Trata-se de um sistema que permite maior controle sobre ativos e mais eficiência nas manutenções. Uma de suas principais características é a facilidade de controlar diferentes variáveis, otimizando a prestação de serviços e melhorando a infraestrutura das regiões em que são instalados.

Essa é, sem dúvidas, uma das grandes apostas para os próximos anos.

O que a Exati tem feito pelas cidades?

Há mais de 10 anos no mercado, desenvolvemos soluções completas e inovadoras para os mais diversos segmentos urbanos. Apostamos na transformação digital para o futuro das cidades.

Nossa missão é aprimorar o cotidiano dos cidadãos por meio da tecnologia, garantindo mais qualidade de vida à população e mais facilidade para gestores públicos e privados.

Se estiver interessado em estruturar uma PPP em 2021, conheça o Guia de Boas Práticas em PPPs da ABDIB e confira 5 vantagens do nosso sistema.