Como saber se as estratégias e processos da sua gestão estão contribuindo para alcançar os resultados desejados? A resposta está nos indicadores de desempenho!

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) os indicadores de desempenho são um conjunto de medidas quantificáveis para avaliar a performance de uma empresa ou de equipes para melhorias contínuas em seus processos.

Isso porque, não é possível medir o desempenho de uma atividade se não existem métodos definidos para analisar resultados e tomar decisões assertivas. Um estudo realizado pela Data Paradox revela que 73% dos gestores têm sido orientados por dados. O cenário positivo é reflexo da transformação digital somada à gestão mais eficiente, alcançada em partes por meio dos indicadores de desempenho.

Portanto, compreender os processos de gestão, implementar indicadores e utilizá-los de forma correta, é fundamental para controlar e atingir os seus objetivos com mais eficiência.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os principais indicadores de desempenho.

4 indicadores de desempenho que você precisa conhecer

Embora existam indicadores para diversas verticais, é importante ressaltar que os indicadores básicos para qualquer gestão estão relacionados à produtividade, qualidade, capacidade e estratégia

Para maior precisão na tomada de decisão, os indicadores apresentados trazem informação e transparência em cada etapa do processo. Confira a seguir!

Indicadores de produtividade

Este indicador aponta o nível de produtividade de um colaborador ou de uma equipe externa. Isso quer dizer que, com o indicador de produtividade, é possível mensurar: o quanto a equipe consegue produzir, em quanto tempo, com quais recursos e com qual qualidade final.

Dessa forma, fica mais fácil padronizar e controlar todo o processo. Um exemplo disso está no tempo otimizado, qualidade e eficiência no atendimento de solicitações de reparos. Em um cenário urbano, esse tipo de resultado é fundamental para evitar prejuízos.


Indicadores de qualidade

Não adianta ter um alto índice de produtividade se a qualidade final é baixa. Dessa forma, o indicador de qualidade e produtividade atuam juntos com o objetivo de monitorar desvios e irregularidades durante os processos.

Em outras palavras, o indicador obtém informações sobre os protocolos a serem seguidos, desempenho das atividades dos colaboradores, definição dos objetivos e se estão sendo oferecidos com a qualidade esperada.

A satisfação do cliente ou a quantidade de reclamações referentes a um serviço prestado durante um período, são exemplos de indicadores de qualidade.

Indicadores de capacidade

Este indicador é fundamental para mensurar a capacidade das equipes em realizar tarefas com qualidade dentro de um prazo determinado.

Em outras palavras, é possível medir e analisar quantas vezes uma equipe consegue executar o mesmo processo ao longo de um dia. O número de atendimentos telefônicos que um funcionário de call center faz diariamente, é um grande exemplo de indicador de capacidade.

Indicador estratégico

Os indicadores de desempenho estratégicos tem o intuito de medir e identificar os objetivos alcançados de uma empresa ou serviço. 

Conforme os resultados coletados, é possível fazer um comparativo entre o cenário atual e o esperado. Ou seja, são indicadores avaliativos que analisam se a sua equipe está no caminho certo ou se precisa de melhorias para tomadas de decisões estratégicas e mais eficazes. Neste indicador, temos como exemplo os protocolos exigidos desde a emissão de ordens de serviços até a execução dos atendimentos em campo,

Indicadores de desempenho na gestão pública

Entre diversos fatores para uma gestão qualificada e estratégica, os indicadores de desempenho são a melhor forma de identificar falhas e oportunidades nos processos.

A partir desse pressuposto, é importante que as cidades adotem modelos de gerenciamento e indicadores para monitorar e aperfeiçoar a qualidade dos serviços públicos, uma vez que podem ser utilizados pelos gestores como uma ferramenta para melhor compreensão dos projetos urbanos que funcionam ou não.

Pode, também, impactar diretamente no controle e análise de todo volume de informação dos órgãos de fiscalização, por exemplo.

Em outras palavras, os serviços públicos, quando gerenciados por tecnologias, são mais qualificados e eficientes para atender a demanda da população e desenvolver as cidades com mais qualidade.

Como isso é possível? Nós te contamos a seguir!

Como a Plataforma Exati viabiliza a gestão das cidades?

Pensado para impulsionar cidades inteligentes, o software da Exati possui em uma única plataforma funcionalidades necessárias para manter uma cidade organizada e otimizada.

E mais do que isso: na gestão de iluminação pública, por exemplo, os indicadores de desempenho são monitorados e analisados de forma automatizada. Além de contar com funcionalidades específicas para cada etapa do processo. São eles:

  • Tempo médio para cada atendimento;
  • Média de atendimentos realizados por equipe;
  • Controle de materiais utilizados nas ocorrências;
  • Cumprimento de metas e prazos;
  • Execução de todos os protocolos exigidos pela NBR 5101.

Na prática, os profissionais trabalham com mais agilidade, padronização e sem interrupções que comprometam as etapas do processo.

Em números, os indicadores apontam uma produtividade de 50% das equipes externas e economia de até 30%.

Com transparência e responsabilidade, a Exati faz da tecnologia, uma solução para que cidades sejam cada vez mais inteligentes e conectadas.

O que você achou deste conteúdo?

Neste conteúdo, foi possível compreender o que são indicadores de desempenho, como utilizá-los de maneira inteligente e o impacto na qualidade e desenvolvimento dos serviços públicos. 

Por isso, a tecnologia da Exati atua com controle absoluto em todos os processos de gestão

Em suma, caso você tenha interesse em saber mais sobre as funcionalidades e vantagens da Plataforma, clique aqui e boa leitura!