O gerenciamento de processos é uma temática moderna que permite uma ampla compreensão sobre os processos organizacionais.
Em tempos de transformação digital, a prática de gerenciamento de processos tornou-se um pré-requisito para manter a competitividade de uma empresa. Inclusive, um dos grandes responsáveis por esse processo cada vez mais acelerado são os softwares.
De acordo com a pesquisa da IDC Brasil, o mercado de software cresceu mais de 30% em 2020. Do mesmo modo, o gerenciamento de dados e as ferramentas colaborativas de gestão foram as que se destacaram pela alta demanda.
Com o objetivo de promover melhorias contínuas e alavancar o desempenho de equipes e da organização como um todo, os processos estão cada vez mais precisos e automatizados.
Contudo, isso não só reforça a importância do gerenciamento, como também, a realização de correções necessárias.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o gerenciamento de processos e como aplicá-lo na sua empresa. Boa leitura!
Vantagens do gerenciamento de processos
Diante do crescimento exponencial de organizações, o gerenciamento de processos surge como uma alternativa para otimizar tais metodologias, sobretudo, as mais complexas.
Em outras palavras, o gerenciamento é capaz de identificar diversas opções para a execução de tarefas. Trata-se de soluções eficientes que demandam menos recursos e trazem grande retorno, seja financeiro ou de produtividade.
Padronização
A padronização em processos organizacionais tornam as atividades mais consistentes, produtivas e uniformes.
Ou seja, a estruturação e a integração entre os setores deixa claro os impactos da padronização na execução e qualidade das atividades e, sobretudo, na automatização de processos.
A padronização em gestão de estoque é um exemplo a ser seguido. O gerenciamento de processos permite mais eficiência, segurança e organização.
Na prática, é possível ter acesso a informações e relatórios completos que identificam e controlam a entrada e saída de materiais, melhorando assim, o giro de estoque e o desempenho operacional, além de evitar gastos desnecessários e problemas com falta de insumos.
Redução de falhas
Com o objetivo de transformar e elevar a qualidade dos processos, a redução de falhas é decorrência da estratégia contínua de padronização.
Isso significa que os processos devem ser monitorados e controlados para identificar melhorias. Dessa forma, o gerenciamento de processos aponta soluções que evitam falhas, minimizam desperdícios e reduzem custos.
Mensuração de resultados
Como nós já falamos por aqui, o software de gestão é uma potência na mensuração dos resultados, principalmente para decisões mais assertivas.
Além disso, quando somado a recursos digitais de mensuração e análise de resultados, o gerenciamento de processos garante uma administração mais eficiente e segura.
Do mesmo modo, adotar soluções práticas e confiáveis para elevar os processos de uma organização é um método que compromete a qualidade das atividades.
Portanto, utilize a tecnologia ao seu favor, mapeie os processos e evite prejuízos com o gerenciamento de processos.
Modelos de mapeamento de processos
Levando em consideração que a gestão de processos é um método cada vez mais comum e necessário na rotina das organizações, o mapeamento é uma ferramenta indispensável para a operação desses processos.
Ou seja, com o mapeamento de processos, é possível compreender o funcionamento de cada etapa do processo.
Portanto, ter clareza sobre os processos, eliminar tarefas desnecessárias e evitar atrasos são resultados do mapeamento para uma organização eficiente.
Confira abaixo quais são as opções de mapeamento para adotar na sua empresa.
Fluxograma
O fluxograma utiliza símbolos e gráficos padronizados para representar as atividades e etapas dos processos. O objetivo é facilitar o entendimento por meio de informações visuais, além de garantir uma análise mais completa e assertiva.
Mapofluxograma
Comum em operações de produção, o mapofluxograma é a união do fluxograma com layout. Pode ser representado através da planta de um setor, por exemplo. O objetivo é facilitar a visualização e o controle da movimentação de pessoas e processos.
BPMN – Business Process Model and Notation
O BPMN é utilizado para padronizar e representar a modelagem de processos, através de símbolos e cores pré-definidas em diagramas. Com modelagens mais complexas, o BPMN facilita a compreensão dos processos de forma simples e precisa.
Você está pronto para gerenciar os processos?
Neste conteúdo, nós procuramos explicar a importância de ter os processos organizacionais estruturados e, consequentemente, otimizados.
Em outras palavras, todas as etapas e resultados de uma organização dependem do gerenciamento de processos. Por esse motivo, não hesite em adotar inovações com foco em agilidade e conectividade.
Para saber mais sobre o tema, nós preparamos um material especial sobre gestão de processos. Boa leitura!
Exati
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