Seja nos grandes centros urbanos, seja nas pequenas cidades adjacentes e que fazem parte da região metropolitana, garantir um bom parque de iluminação pública é algo essencial para os moradores locais. Isso porque essa garantia proporciona à população uma melhor qualidade de vida, gerando mais conforto, aumento da sensação de segurança e a possibilidade de pontos turísticos.

Entretanto, mesmo sendo um serviço de interesse governamental e que envolve bens que se encontram em vias públicas, muitas vezes quem realiza a Gestão de Iluminação Pública são empresas terceirizadas. Ou seja, há em várias regiões metropolitanas do Brasil empresas privadas responsáveis pela manutenção e garantia do parque de iluminação pública.

Confira neste post como é realizado o gerenciamento do parque de iluminação pública.

Qual é a importância da eficiência na Gestão de Iluminação pública?

A eficiência na Gestão da Iluminação Pública é importante principalmente para a redução de custos do processo operacional, para obter serviço de qualidade, otimização do tempo (desde a identificação do problema até o seu completo reparo) e para a segurança de todos os envolvidos (tanto dos colaboradores quanto da população local).

Para isso, destaca-se a relevância de se alinhar todos os setores da empresa gestora, desde a equipe de call center, até os colaboradores que atuam na rua.

Call center

O cidadão leigo muitas vezes não consegue explicar de forma clara e detalhada qual é o tipo de problema presente na rede. Nesse caso, é fundamental uma equipe de call center bem capacitada, para que, a partir de um bom filtro, seja possível a extração de todas as informações específicas, direcionando o trabalho da equipe de rua.

Tratando-se de gerenciamento de informações, um ponto relevante a se destacar são as vantagens proporcionadas pelas distintas modalidades de call center. Além do telefone, é preciso disponibilizar para a sociedade canais de mensagens como um portal web e aplicativos de celular, beneficiando, assim, a velocidade e o processamento de comunicação.

Desse modo, essa triagem inicial é fundamental para a eficiência do processo de Gestão de Iluminação Pública, uma vez que é a partir dela que se é capaz de mensurar a gravidade do problema, o aparato necessário, a quantidade de colaboradores, a localização exata, o tipo de urgência etc.

Cabe ressaltar que a qualidade desse atendimento inicial diminui significativamente as falhas de comunicação interna, já que quando ele é realizado de maneira equivocada, pode confundir os profissionais de manutenção e refletir em perda de tempo útil de trabalho. Ou seja, o ideal é a equipe de manutenção localizar o problema no menor tempo possível e estar totalmente equipada para o reparo.

Equipe de manutenção

Após detectado o problema e realizado o planejamento de ação ideal, outro aspecto importantíssimo é a geração da ordem de serviço que as equipes levam para o trabalho em campo.

Nela, estão contidas todas as informações acerca do reparo a ser feito, por exemplo, o alcance em altura mínima exigido do caminhão, que tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) a equipe usará, o número de trabalhadores necessários e o nível de periculosidade que envolve o serviço.

Sendo assim, percebe-se que a eficiência na Gestão de Iluminação Pública é fruto do trabalho em conjunto de call center, analistas de gestão e equipe de manutenção, atuando dessa forma totalmente alinhados.

 

Como melhorar a Gestão da Iluminação Pública?

As principais ocorrências registradas no sistema (concentrando, aproximadamente, 70% das demandas) dizem respeito a lâmpadas apagadas, acesas durante o dia e lâmpadas oscilando.

Essas ocasiões necessitam de reparos, entretanto, mesmo esses serviços sendo considerados bem simples, a dificuldade de comunicação (tanto da população/responsáveis pela gestão, quanto interna da empresa) prejudica muito a realização da devida manutenção.

Dessa maneira, investir em canais de comunicação (interno e externo), bem como aplicação de novas tecnologias de gerenciamento de processos, são algumas das principais medidas para a melhoria da Gestão do Parque de Iluminação Pública. A partir delas, é possível:

  • viabilizar, de forma rápida, precisa e simples a comunicação da população com a empresa responsável (não sendo restrita apenas por ligação, mas sim pelas redes sociais e aplicativos de conversa);
  • garantir que, no mínimo, cerca de 70% da demanda de manutenção (citada acima) seja sanada da maneira que deveria ser, simples e rápida;
  • facilitar e estreitar a troca de informações entre os setores da empresa, do call center até a equipe de manutenção;
  • garantir a abertura e disponibilização de Ordem de Serviço de maneira eficiente, contendo todas as informações possíveis acerca do reparo a ser feito.

Como a tecnologia auxilia nessa tarefa?

No passado, as prefeituras, ao constatarem a necessidade de manutenção na rede, conseguiam promover um atendimento em no mínimo sete dias. Isso é inimaginável atualmente, uma vez que as grandes empresas que atuam com o gerenciamento de iluminação pública trabalham com um prazo de 24 a 48 horas para o atendimento às ocorrências, o que é impossível sem o uso de um software de gestão.

Como ferramentas de otimização operacional, considera-se o sistema web de controle, que concentra todas as informações dos postes e pontos de luz, e a utilização de aplicativos de gestão para a equipe de campo, contendo informações atualizadas sobre cada atendimento. Tudo isso com intuito de viabilizar a realização do serviço com qualidade e no menor tempo de trabalho possível.

Dessa forma e com essas ferramentas, é possível acompanhar as equipes em tempo real, sabendo quais colaboradores estão trabalhando em cada turno e o tipo exato de serviços que foram designados, reduzindo a ociosidade dos profissionais de manutenção e otimizando o processo de monitoramento.

Antigamente, uma região que tinha uma boa iluminação pública era um fato considerado como privilégio para os moradores, entretanto, atualmente isso já é classificado como um bem básico para toda a população, já que estamos conectados o tempo inteiro e precisamos da luz para fazer os serviços mais essenciais.

Cabe ressaltar, também, que a qualidade do parque de iluminação pública está envolvida diretamente com a segurança das pessoas nas cidades, pois uma rede de postes com falhas prejudica o deslocamento urbano e pode favorecer a prática de vandalismos, evidenciando assim a importância da Gestão de Iluminação Pública, já que hoje ela é fundamental para a vida de todos.

O Grupo gerencia o parque de iluminação pública de diversas cidades brasileiras. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios que podemos oferecer.