Talvez você esteja se perguntando por qual razão devemos nos atentar a este assunto. A resposta é simples: olhar para o acelerado processo de urbanização no Brasil é uma forma de evitar grandes problemas nas cidades do futuro.
Isso porque, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada 21 segundos a população brasileira aumenta. O crescimento exponencial no Brasil fez com que o número de habitantes ultrapassasse a marca de 213 milhões em 2021.
Interessante destacar que desse número, 84,72% vivem em áreas urbanas e 15,28% em áreas rurais. Além disso, aumentou o número de municípios com mais de 500 mil habitantes.
Em 2010, por exemplo, eram 38 e, hoje, são 49. No mesmo período, as cidades com mais de 1 milhão de habitantes passaram de 15 para 17, concentrando 21,9% da população brasileira.
Dessa forma, os dados apontam que a urbanização no Brasil passa por uma intensa metropolização. Portanto, o compromisso dos gestores públicos é garantir o desenvolvimento ordenado e formar cidades mais eficientes.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os impactos da urbanização.
Desafios da urbanização que merecem atenção
Recursos naturais
De acordo com a Global Footprint Network, a humanidade está utilizando muito mais recursos naturais. Os números chegam a 74%, bem mais do que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar ao longo de um ano.
A água está na lista desses recursos e nos deixa em alerta, sobretudo no Brasil. Segundo o Conselho Mundial da Água, o país perde em média 38,8% de água potável, índice superior à média mundial de 35%.
Infelizmente os impactos da perda da água já podem ser observados. Com o processo de urbanização, somado a distribuição desigual da água e problemas ambientais, o Brasil enfrenta atualmente a pior crise hídrica em 91 anos.
Serviços básicos
Cidades brasileiras que passaram pelo processo de urbanização de forma rápida e sem planejamento adequado encaram os desafios de infraestrutura e serviços básicos até hoje.
A pesquisa realizada pelo World Resources Institute (WRI) revela que mais de 70% da população do chamado Sul Global não são atendidas por serviços básicos como moradia, saneamento, energia e mobilidade.
Portanto, promover mecanismos que atendam a demanda da população por serviços básicos urbanos, significa construir cidades civilizadas e de qualidade.
Megacidades
Com uma população igual ou superior a dez milhões de habitantes, as megacidades estão associadas ao crescimento da urbanização e industrialização.
Os locais com alta densidade demográfica, assim como as megacidades, possuem maior resistência ao desenvolvimento eficaz de políticas públicas e infraestrutura. Dessa forma, problemas de desigualdade social, degradação ambiental, ausência de recursos e serviços básicos e violência urbana são comuns em megacidades e exigem soluções imediatas.
Atualmente, Tóquio é considerada a maior megacidade no mundo e problemas de mobilidade e poluição são recorrentes por causa do número de habitantes em área urbana.
O papel das cidades inteligentes na urbanização no Brasil
É evidente que as cidades brasileiras precisam aprimorar o acesso aos serviços básicos e promover uma infraestrutura resiliente.
Por esse motivo, as soluções tecnológicas e sustentáveis das cidades inteligentes otimizam diversos serviços que envolvem a gestão pública.
O software de gestão de iluminação pública é um exemplo inteligente para a modernização dos centros urbanos. Na prática, a tecnologia traz melhorias na mobilidade, segurança, bem-estar e ainda reduz os custos de energia.
As cidades inteligentes são referência para combater os desafios da urbanização. Inclusive, São Paulo é destaque em soluções e está em primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities 2021.
Além disso, segundo o levantamento da Technavio, para os próximos quatro anos, o crescimento anual das smart cities será de 23%.
Em outras palavras, as soluções inteligentes contribuem para garantir qualidade nos centros urbanos e promover avanços na transformação digital.
Este conteúdo foi relevante para você?
O processo de urbanização no Brasil está cada vez mais acelerado e isso faz com que todos os desafios se concentrem nas cidades.
Por esse motivo, neste conteúdo nós apresentamos os atuais desafios e oportunidades para um planejamento urbano eficiente.
Para evitar problemas urbanos e ambientais, nós preparamos um conteúdo especial sobre o tema. Para saber mais, clique aqui e boa leitura!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 50k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 38.9k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.9k visualizações
Stay connected