Em virtude dos impactos ambientais e consequente crise climática, a transição energética e os avanços relacionados  à obtenção de energias renováveis. Pressupondo soluções para o desenvolvimento sustentável.

Com a geração e o consumo de energia renovável é possível atender as necessidades da população, proteger o meio ambiente e promover eficiência energética em toda a cadeia. 

Portanto, podemos dizer que as transformações energéticas fazem parte de um conjunto de ações responsáveis por estimular as tão aguardadas mudanças para preservação do meio ambiente

Quer saber como ocorrem as transformações energéticas? Continue acompanhando!!

O que é transição energética?

De modo geral, a transição energética é um conceito voltado às mudanças estruturais na produção, consumo e armazenamento de energia. 

Em outras palavras, a transição energética visa substituir a utilização de combustíveis fósseis como o petróleo, gás natural e carvão mineral, por fontes renováveis como a solar, eólica e a biomassa. 

O principal objetivo é reduzir os problemas ambientais decorrentes das construções de hidroelétricas e termelétricas, por exemplo. 

O maior impacto ambiental produzido por termelétricas são os gases poluentes. Quando lançados na atmosfera, contribuem para o aumento do efeito estufa, gerando uma piora na qualidade do ar e, claro, fenômenos climáticos cada vez mais intensos.

Já as construções de hidrelétricas causam desmatamento, alagamentos, mortes de animais silvestres. Além de que muitas famílias são deslocadas de suas residências para dar espaço à construção.

No entanto, por mais que a usina hidrelétrica seja uma fonte de energia renovável, o processo de construção é irreversível por levar uma média de 10 anos para ser instalada e, no fim, ter vida útil em média de 50 anos.

Dessa forma, o papel da transição energética é de suma importância para minimizar eventuais impactos naturais

Entretanto, a transição energética não se refere apenas às fontes de geração de energia. Mas sobretudo, aos efeitos ambientais, sociais e econômicos

Portanto, atender as necessidades de energia sem causar danos ao meio ambiente e à sociedade, são contribuições para o desenvolvimento sustentável e acima de tudo, para a matriz energética.

Transição energética no Brasil e no mundo

O caminho para a sustentabilidade energética provém dos esforços governamentais, empresas e instituições para o desenvolvimento de fontes alternativas e naturais.

Em todo o mundo, a eficiência energética e o crescimento na utilização de fontes renováveis, sucedem em modernização e implementação de modelos operacionais que trazem impactos positivos e disruptivos na cadeia energética. 

No entanto, a transição energética segue em diferentes ritmos pelo mundo.

Justamente pelo contexto econômico, o baixo rendimento na participação de energias renováveis na matriz energética, a variação na escala de produção de equipamentos menos poluentes e principalmente, pela dependência de combustíveis fósseis como fonte de energia.

Em contrapartida, o desenvolvimento tecnológico e os acordos internacionais como o Acordo de Paris, a Lei Europeia do Clima e as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), são medidas necessárias e efetivas para a transição energética mundial.

Já no Brasil, o cenário é promissor. Além de ser um país tropical e rico em recursos naturais, as iniciativas para o desenvolvimento de transição energética são uma das maiores do mundo.

Ainda em destaque, o uso de energia limpa no Brasil é três vezes maior do que o mundial. Como resultado, o país conta com uma das matrizes elétricas mais renováveis no planeta, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Como o sistema Exati pode impulsionar a eficiência energética?

A tecnologia da Exati contribui para a eficientização da iluminação pública. Dessa forma, é possível reduzir custos relacionados ao consumo de energia sem abrir mão da qualidade da iluminação. 

A substituição de lâmpadas incandescentes por LED em ambientes públicos, por exemplo, são práticas que fomentam a eficiência energética.

Dessa forma, a iluminação de LED deixou de ser uma tendência, para se tornar uma medida necessária e sustentável. Sobretudo, no que diz respeito à iluminação pública.

Para dar continuidade no tema, preparamos um post sobre a iluminação pública e os desafios da eficiência energética. Boa leitura!