Um dos grandes problemas das organizações modernas é fazer a gestão de ativos. Uma das explicações é a expansão dos negócios e a crescente demanda.

Por isso, utilizar um sistema inteligente pode ser uma alternativa para driblar esse problema e obter vantagens econômicas e, claro, que otimizem a realização de quaisquer processos de manutenção.

Confira nesse blog post de que forma a Plataforma Exati auxilia na gestão de ativos e saiba quais os benefícios dessa prática. Boa leitura.

Investimento em tecnologia é uma necessidade

Em 2021 a tendência é que cada vez mais organizações, de qualquer segmento, invistam em recursos digitais que permitam atuar mais fortemente no mercado.

No entanto, uma pesquisa recente da BMC revela que empresas globais operam com menos de 40% de seu potencial digital. É um impeditivo para a transformação conhecida como Autonomous Digital Enterprise (AED).
De acordo com a BMC, esse conceito nada mais é que a “adoção de sistemas inteligentes e tecnológicos em todas as facetas do negócio para prosperar.”

Conduzida no final de 2020, a pesquisa obteve insights de 1.200 empresas e tomadores de decisão de TI em mais de 20 setores em 11 países.

Agora vamos refletir: Se grandes empresas já têm dificuldade para adentrar no mundo digital, imagine as menores.

Qual a relação entre tecnologia e gestão de ativos?

A proposta de qualquer tecnologia é facilitar a vida das pessoas. Na gestão de ativos não é diferente. Mas afinal, o que são ativos?

A norma técnica ISO denomina “ativo” como todos os bens sobre os quais uma empresa pode ter controle. Na prática, podem ser considerados como ativos:

Assim, entende-se a gestão de ativos como as práticas para controlar os seus bens em todas as fases, da compra à utilização ou descarte. 

O modo pelo qual isso é feito faz muita diferença pois as informações precisam ser compatíveis com os dados registrados no sistema da empresa, garantindo o controle de entrada e saída e reposições.

De acordo com o Guia de Gestão de ativos, da International Copper Association, existem 6 passos básicos para realizar uma gestão de ativos de modo eficiente e que sigam os padrões estabelecidos pela ISO 550000. São eles:

  1. Planejar;
  2. Executar;
  3. Gerenciar riscos;
  4. Monitorar;
  5. Analisar;
  6. Tomar decisões e buscar melhorias.

Planejamento estratégico: O grande benefício da gestão de ativos

Realizar a gestão de ativos representa uma mudança cultural no planejamento estratégico da sua empresa. Seguir os passos citados anteriormente é um ótimo caminho para quem deseja iniciar uma gestão mais consciente de seus bens.

Para aqueles que já o fazem, a aplicação de tecnologia nesse processo traz diversos benefícios e a partir de agora você saberá como a Plataforma Exati pode te ajudar.

Gestão de estoque

Gerenciar um estoque é uma tarefa complexa que exige ferramentas simples e intuitivas para sua realização de forma rápida e prática.

Com o software da Exati antes mesmo de você adquirir matéria prima ou quaisquer outros produtos é possível cotar preços e ainda comparar os principais fornecedores de acordo com a sua necessidade.

Com os materiais em mãos você consegue organizá-los por tipo e família, além de criar mais de um estoque. Assim, você pode ter um estoque interno, externo e dedicado às equipes de campo. Tudo devidamente separado e sem confusão.

Na prática, isso permite que equipes externas retirem itens do estoque central e distribuam aos colaboradores para realização dos serviços, de forma que o controle e a responsabilidade dos materiais é 100% de quem fez a retirada.

Além disso, a equipe de campo pode acompanhar no aplicativo o saldo de estoque. Rápido e fácil.

Gestão de equipes

Utilizar recursos digitais e se desprender do papel já é uma realidade para muitas organizações. Além da facilidade de acesso a informações, esses recursos te ajudam a gerenciar suas equipes em tempo real.

O software da Exati é integrado aos dispositivos das equipes de campo, permitindo a identificação, contagem, deslocamento e monitoramento de todas as atividades desenvolvidas.

Além disso, a definição de rotas otimizadas é outra funcionalidade do software inteligente da Exati que assegura que suas equipes estão seguindo todos os protocolos de atendimento.

Como resultado, as equipes atendem as ocorrências de forma rápida, os gestores reduzem os gastos com combustível e, ao mesmo tempo, menos poluentes são lançados no meio ambiente.

Relatórios personalizados

Lembra dos produtos adquiridos na fase de compras? As notas fiscais também podem ser inseridas no sistema, facilitando a vida dos gestores no que se refere à problemas com garantia do material

Além disso, você tem acesso a todos os dados referentes às operações realizadas e seu desempenho. Basta delimitar uma data e pronto, tudo em suas mãos!

Os nossos relatórios fornecem informações relativas aos materiais, como:

  • Quais foram utilizados;
  • Quantidade empregada;
  • Especificação de uso por ponto ou período;
  • Os dias e horários que as operações ocorreram. 

Os documentos informam, também, qual o custo de cada operação para que você tenha controle financeiro do que vem sendo realizado e se planeje para as próximas ações.

Quer saber mais detalhes?

Como você viu, a Plataforma Exati te auxilia em todas as fases da gestão de ativos, fator que reduz ou anula completamente a taxa de erros, desperdício de materiais, gastos desnecessários ou qualquer situação de conflito.

Para você que deseja entender melhor como todas essas funcionalidades se encaixam na sua realidade, temos uma equipe de especialistas pronta para te atender. É só clicar aqui e agendar o melhor horário!

Obrigado por acompanhar!