Uma gestão eficiente se faz por meio da união de dois fatores: tecnologia e olhar atento às demandas da cidade.

Um dos mecanismos recentes e mais utilizados para gerenciar e/ou iniciar a modernização nas cidades é o estabelecimento de parcerias público-privadas, as conhecidas PPPs.

De acordo com o Radar de Projetos, atualizado no início do mês de janeiro, o ano de 2020 foi marcado por grandes projetos em todo o Brasil. Foram mais de 2.793 projetos de PPPs e concessões.

Diante desses dados convidamos o CEO da BHIP, Marcelo Menegatto, para discutir com nossos especialistas sobre os Desafios de uma gestão eficiente de PPPs, sobretudo no setor de iluminação pública.

Confira alguns destaques do bate papo que aconteceu no dia 03 de fevereiro, juntamente com o lançamento da Nova Plataforma Exati. 

Boa leitura!

Como está o mercado em relação às PPPs?

Como você acompanhou acima, o número de projetos referentes a essa modalidade tem crescido. É um cenário que, até certo tempo, foi uma incógnita para muitos gestores públicos e privados.

Isso porque existia uma série de questões burocráticas por trás do firmamento dessas contratações. Este é um dos pontos destacados pelo CEO da Exati, Denis Naressi, e por Marcelo Menegatto.

Entretanto, de acordo com os especialistas, após a resolução nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que transfere responsabilidade para os municípios, as PPPs passaram a ser muito mais utilizadas.

Esse modelo oferece diversas vantagens desde a sua fase inicial, a modelagem. Menegatto explica que as atividades de mapeamento e estruturação permitem que o  município conheça detalhadamente a estrutura de iluminação pública em todas as suas abrangências.

Dessa forma, é muito mais fácil se pensar em expansão. Já na fase de execução, destacou a redução na taxa de falhas, a eficientização da iluminação seguindo todas as normas e, claro, a economia gerada.

Gestão mais exigente e eficiente

Apesar de tantas vantagens, Naressi alerta que ao iniciar uma PPP é necessário atentar-se a um fator importante: os contratos cada vez mais exigentes.

Tais exigências estão relacionadas, sobretudo, à prestação de um serviço com níveis de desempenho elevados, ao processo geral de modernização, garantias do parceiro privado e as questões referentes à iluminação especial de patrimônios, por exemplo.

Menegatto afirma que para facilitar ou tornar tudo mais assertivo é necessário que haja interação entre os profissionais do setor privado com o concedente, e que seja desenvolvido um plano estratégico robusto para nortear todas as ações da concessionária do início ao fim do contrato. 

Além do cadastro de toda a iluminação pública municipal, base para o fornecimento do serviço, há ainda outro item extremamente necessário e requisitado: A contratação de seguros para o concedente a fim de garantir a compensação necessária, se for o caso.

Destaca-se, ainda, a utilização de um sistema de mensuração de desempenho, em todas as fases, desde a solicitação de um munícipe aos processos cotidianos como gerar relatórios obrigatórios solicitados pela gestão pública. 

Outro ponto levantado por Menegatto é sobre a gestão do conhecimento nas concessionárias, onde todo processo deve ser documentado de forma clara para guiar toda e qualquer pessoa que venha a integrar a equipe.

O CEO da BHIP menciona a experiência da companhia e da Exati na formatação de um sistema para gestão eficiente. A parceria possibilitou uma série de adequações para garantir o atendimento dos requisitos dos projetos abertos.

Lembrou ainda que população é quem mais ganha com as PPPs, já que torna os ambientes mais agradáveis, geram economia e abrem portas para novas soluções tecnológicas via rede de telegestão.

Nova Plataforma Exati

De cara nova, o sistema da Exati passou por transformações significativas e agora está muito mais moderno, ágil e prático.

Durante o Webinar, apresentamos o novo sistema em primeira mão com um vídeo promocional. André Mariano, CTO da Exati, mostrou ainda algumas telas e funcionalidades totalmente novas. Segundo o especialista em Gestão de Processos, o maior destaque da Nova plataforma Exati é a usabilidade:

“Conseguir entregar a melhor performance e a melhor experiência para as equipes. No sistema anterior ou até em outros sistemas, as equipes têm que acessar várias telas, vários locais, e a gente acaba concentrando tudo aqui no nosso painel de operações, que a gente chama de painel central.”

Imagem 1: Painel de operações. Exati, 2021.

“[…]Consigo ver todas as ordens de serviço, solicitações, atendimentos em aberto e acessar e acompanhar minhas equipes. A nossa principal ideia com o sistema é dar uma experiência muito melhor e aí pegamos todo o sistema da Exati com a bagagem, desde as avaliações técnicas que atende a norma NBR 5101, o planejamento da modernização que a gente trouxe para esse painel […]”

“[…]Então, se eu abrir o painel de ocorrências consigo ver todo o planejamento de modernização e alocar as equipes diretamente nesse painel. Para uma operação acaba sendo muito mais rápido. Tudo acessível pelo celular e tablet.”, completa.

Imagem 2: Visualização de ordem de serviço no Painel de operações. Exati, 2021

“Pensamos em fazer a manipulação do sistema, esse acesso muito rápido entre as informações e juntar, principalmente, a operação e a gestão”, disse o CTO.

Assim, é muito mais fácil realizar uma gestão eficiente e completa.

Escolhendo a Tecnologia: Um fator importante

Saber escolher que tipo de tecnologia utilizar possibilita uma gestão eficiente e que o processo de modernização como um todo seja muito mais simples no futuro.

Pode-se dizer que a telegestão é uma dessas tecnologias, afinal, abre muitas possibilidades em termos de eficiência e conectividade nas cidades. Mas é preciso atenção.

De acordo com Menegatto, a telegestão deve estar conectada ao sistema de gestão utilizado pelas concessionárias para que as falhas sejam identificadas e incorporadas às demandas das equipes de campo, atendendo as exigências relacionadas ao tempo de atendimento das ocorrências que hoje é de aproximadamente 12 horas:

“[…] É o que todo gestor de uma concessionária tem que buscar para que a telegestão entregue o serviço especificado em edital. Para isso ocorra você tem que ter uma estrutura telegestão com uma estrutura tecnológica adequada.”

Além disso, o CEO da BHIP destaca a utilização de protocolos abertos de comunicação, incorporação de novos dispositivos previstos nos termos de receitas acessórias nas Smart Cities além de todas as precauções relacionadas à segurança de dados nas diversas camadas (cibersegurança).

O especialista comentou ainda sobre a implementação da tecnologia de telegestão pelo mundo e que lá fora o nível de exigência é muito menor. No Brasil, por estar associado à Iluminação pública, essa tecnologia é muito mais bem pensada e eficiente em questão de nível de serviço, disponibilidade e integração.

Pronto para uma gestão eficiente?

Sem dúvidas, as PPPs são o caminho para o futuro das cidades e contar com um sistema de gerenciamento faz toda a diferença para se alcançar uma gestão eficiente.

Em sua participação, Menegatto ainda comentou sobre melhorias na gestão.

Para ele, uma dica aos gestores é entender quais as expectativas do município, a fim de se desenvolver uma estrutura capaz de suportar todos os serviços desejados.

Você pode conferir o vídeo na íntegra em nosso canal no YouTube. É só clicar aqui.

Agora, se quiser conhecer mais detalhes da Nova Plataforma Exati, entre em contato com nosso time de especialistas. Clique aqui e agende um horário agora mesmo.

Vamos transformar a sua gestão?