Em um cenário constante de mudanças tecnológicas, a gestão por resultados na prestação de serviços públicos nada mais é que um modelo cujo objetivo é promover melhorias relacionadas às operações de uma cidade moderna.
Sem dúvidas, tomar decisões com base em dados é muito mais assertivo e pode transformar completamente os resultados da sua gestão. O investimento em tecnologias, por exemplo, têm priorizado a produtividade e eficiência, em todos os setores do mercado. De acordo com a Deloitte, somente nesse ano, 96% das organizações investiram em sistemas e ferramentas de gestão.
Dessa forma, estar atento à era da transformação digital e adotar uma gestão moderna faz toda a diferença hoje. Para saber mais sobre o modelo de gestão por resultados, acompanhe a leitura!
O que é gestão por resultados?
A gestão por resultados é um modelo de administração de negócios desenvolvido pelo teórico Peter Drucker, denominado como Management by Objectives (MBO) em inglês. A metodologia tem como principal objetivo o resultado final alcançado com sucesso.
A implementação da gestão por resultados se popularizou em multinacionais do setor de tecnologia e, desde então, é destaque em competitividade e produtividade mercadológica.
Isso porque, diferente da gestão tradicional, em que os resultados são voltados para os processos, a modalidade inovadora tem como foco apenas as metas e objetivos a serem obtidos.
Além disso, esse modelo de gestão não impõe ações pré-determinantes, mas exige controle e avaliação de atividades, comprometimento, planejamento estratégico e liderança participativa. E aqui está o seu diferencial, sobretudo, na prestação de serviços públicos.
Para saber mais sobre gestão por resultados na prestação de serviços públicos e como aplicar nas cidades, acompanhe a leitura!
O que é gestão por resultados na administração pública?
A gestão por resultados na prestação de serviços públicos tem sido amplamente adotada pela administração pública, uma vez que contrapõe processos burocráticos na entrega desses serviços finais.
A modalidade é uma das principais recomendações da Nova Gestão Pública. Esse modelo de gestão foca na efetividade, diretamente relacionado aos interesses dos cidadãos, e na flexibilidade de processos, com a intenção de gerar mais eficiência e responsabilidade no resultado final.
Um grande exemplo disso é o feito do estado do Mato Grosso do Sul que, no ano de 2015, implementou a gestão por resultados com o objetivo de impactar positivamente a vida da população.
Ao longo dos anos, houve aumento nas notas atribuídas às secretarias do MT, devido às otimizações e melhorias no serviço. Com o cenário promissor, o estado atingiu o ranking dos cinco estados mais competitivos do país. Isso tudo, devido à gestão focada em metas e resultados.
Para os especialistas, a gestão por resultados na prestação de serviços pode ser dividida por quatro modelos de gerenciamento para ações e entregas operacionais. Confira a seguir cada uma delas!
Orçamento orientado por resultados
O orçamento orientado por resultados trata diretamente da alocação de recursos. Essa metodologia tem o objetivo de aprimorar o processo de planejamento e orçamento, ressaltando a importância dos resultados das políticas públicas implementadas, ou seja, assegurando a qualidade aos bens e serviços e atendendo às reais necessidades da sociedade.
Em outras palavras, a integração entre órgãos públicos e privados em serviços públicos garantem melhores resultados ao transformar o orçamento em uma ferramenta importante para tomada de decisões.
O modelo de gestão tem sido aceito por governos, uma vez que, reforça a confiança com iniciativas privadas e contribui para o desenvolvimento socioeconômico e efetividade na gestão pública.
Administração por objetivos (APO)
Na administração por objetivos, cada colaborador contribui com atividades diferentes, mas com a meta de atingir um objetivo comum.
As atividades operacionais, por exemplo, devem seguir processos que se ajustem às demandas. Dessa forma, evita-se lacunas, erros e duplicações desnecessárias dos serviços.
Por esse motivo, na administração por objetivos, os resultados são avaliados conforme a contribuição e desempenho das atividades para o resultado final. Ou seja, o modelo é baseado em uma gestão focada em objetivos.
Gestão pela qualidade: avaliação de desempenho e resultados
Para garantir uma gestão com mais qualidade, é imprescindível que na avaliação de desempenho sejam analisados os níveis institucionais, administrativos, gerenciais e técnico-operacionais.
Na administração pública, a avaliação contém os seguintes objetivos: promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos e subsidiar a política de gestão de pessoas.
Portanto, a avaliação de desempenho com foco em gestão de qualidade em serviços como a varrição de ruas, promovem controle absoluto nas entregas de cada operação.
Contrato de gestão
O contrato de gestão se assemelha à administração por objetivos, visto que ambas firmam o compromisso de alcançar objetivos e então, receber orçamento para custear a prestação de serviços públicos.
Além disso, na gestão por resultados na prestação de serviços, o contrato se refere a exigências que órgãos públicos e privados devem executar. Na prática, há mais autonomia na gestão e a disponibilidade de recursos para atingir tais resultados.
Como fazer gestão por resultados na administração pública?
Como falamos anteriormente, esse modelo de gestão foca em resultados, objetivos e metas, e não em processos operacionais. Isso porque, a sua finalidade é agregar valor para a sociedade de forma efetiva.
Por esse motivo, na gestão por resultados, envolve-se o monitoramento do desempenho das operações e a satisfação dos cidadãos. Contudo, para implementar o planejamento estratégico, é preciso acompanhar e avaliar os resultados para realimentar informações, sobretudo, quando a meta final é alcançada de forma diferente daquela planejada. Saiba mais a seguir.
Acompanhamento
Nessa visão estratégica, o acompanhamento tem como função verificar a implementação de projetos e serviços públicos para que sejam atendidas da melhor forma possível.
Em obras de pavimentação, por exemplo, é imprescindível que gestores acompanhem cada fase de reparo, para evitar falhas, atrasos e desperdício de materiais durante as operações.
Avaliação
A avaliação está voltada para a efetividade dos serviços prestados à população. Ou seja, após o trabalho executado, os responsáveis pela gestão podem avaliar o índice de qualidade do serviço prestado, por exemplo.
No segmento de zeladoria urbana a avaliação pode ser feita por meio de softwares que possibilitam registros de fotos e relatórios que constatam o cumprimento e eficiência do serviço.
Realimentação
A realimentação é o feedback do serviço prestado. Assim, são obtidas informações importantes para realizar ajustes e correções, se necessárias. Neste exemplo, pode-se considerar planejamento estratégico, operações e políticas de trabalho.
Embora funcional, a utilização de sistemas inteligentes permite pular essa etapa do processo. Por exemplo, os chamados na administração pública, cujos dados podem surgir de diferentes canais, podem ser facilmente agrupados pelo sistema, evitando que as informações sejam perdidas e, consequentemente, não atendidas.
Como fazer a avaliação de desempenho na gestão por resultados?
Toda e qualquer gestão organizacional deve passar por análises e avaliações de desempenho para compreender os resultados previstos e obtidos pelos colaboradores.
E sem dúvidas, esse método faz toda diferença no processo final da gestão pública. Quer saber como e porquê? Confira abaixo os principais indicadores da gestão de resultados na prestação de serviços públicos.
Autoavaliação
A autoavaliação faz parte da gestão por resultados na prestação de serviços para mensurar a performance das empresas e equipes operacionais, sobretudo, de maneira estruturada e periódica.
A ferramenta revela os resultados obtidos em cada demanda a partir da perspectiva do próprio colaborador e organização. Na prática, é possível identificar melhorias que possam elevar o nível de desempenho dos servidores.
Elaboração do Plano de Melhoria de Gestão (PMG)
O Plano de Melhoria de Gestão (PMG), é um conjunto de metas e ações estabelecidas no processo anterior de autoavaliação. Isso porque, o modelo proporciona aos gestores uma visão ampla e estratégica sobre o sistema e práticas gerenciais.
Com o plano elaborado, são definidas prioridades, oportunidades e melhorias que possam transformar a gestão, o desempenho e a qualidade dos prestadores de serviços públicos.
Validação externa
Conforme o modelo de autoavaliação seguido do PMG, a validação externa nada mais é do que uma análise realizada por outros gestores que definem o nível de gestão do poder público, por exemplo.
Mas é importante ressaltar: após o resultado da validação, organizações devem implementar ajustes, melhorias e oportunidades com prazo de 18 meses, quando é recomendado uma nova autoavaliação.
Implementação de melhorias e monitoramento
Sem dúvidas, as melhorias implementadas pela PMG são cruciais para transformar metas em grandes resultados. Entretanto, só adotar soluções não bastam, é preciso monitorá-las.
Na gestão por resultados na prestação de serviços públicos, por exemplo, é importante monitorar materiais e equipamentos utilizados, tempo e performance na execução, entre outros critérios importantes e adequados para cada serviço.
Conclusão
Na gestão pública diferentes tecnologias e metodologias são implementadas todos os anos para aprimorar a eficiência das atividades operacionais e atender as demandas da população com máxima qualidade.
Por esse motivo, a gestão por resultados está transformando a gestão de diversos municípios brasileiros.
Ficou interessado em saber mais, continue acessando o nosso blog. Desejamos uma boa leitura!
Exati
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