Assim como o abastecimento de água, iluminação pública e coleta de resíduos, os serviços de limpeza urbana são de importância primária para qualquer cidade, independentemente do seu tamanho.

O serviço integra a rede de saneamento básico e é um indicador importante ao avaliar o nível de desenvolvimento urbano. Afinal, é possível mensurar a qualidade de vida na região analisada ao considerar o nível de limpeza e organização.

Continue a leitura para saber mais sobre os serviços de limpeza urbana!

O que são serviços de limpeza urbana?

De maneira sucinta, os serviços de limpeza urbana são ações de manutenção da limpeza pública para manter a higiene, limpeza e organização da cidade.

Além disso, é considerado um serviço essencial à segurança e saúde da população, contribuindo para uma maior qualidade de vida.

Os serviços de limpeza urbana abrangem uma série de ações, como: coleta de lixo, varrição de ruas, limpeza de praças e parques, raspagem de sarjetas, serviços de roçada e capinação, desobstrução de bueiros e poda de árvores

É importante ressaltar que todos os serviços são essenciais para um bom funcionamento da cidade e por isso, merecem atenção do poder público.

Como são feitos os serviços de limpeza urbana?

Mesmo sem receber o devido reconhecimento, os grandes responsáveis pelos serviços de limpeza urbana são os garis. 

De acordo com Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), os garis coletam diariamente cerca de 224 mil toneladas de lixo, garantindo o destino correto para esses resíduos. 

Agora, imagine como seria a realidade das cidades e de nossas vidas ao dividir espaço com essa enorme quantidade de lixo todos os dias?

Por essa razão, para cada serviço de manutenção e limpeza urbana, há profissionais, equipamentos, técnicas, normas e regulamentações específicas que auxiliam na qualidade do serviço prestado. 

A Norma Regulamentadora 38, é um grande exemplo. Com ela é possível ter um domínio maior para realizar o trabalho nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Na prática, os que garis estão trabalhando no período diurno, devem receber da organização, dispositivos de proteção pessoal como: chapéu ou boné para auxílio na proteção contra radiação solar; protetor solar e agasalho para proteção contra o frio, quando necessário.

E mais do que nunca, fica claro como os serviços realizados pelos profissionais de limpeza urbana desempenham uma fundamental para a preservação da cidade, assegurando um ambiente limpo e agradável para moradores e turistas.

Conheça algumas ações realizadas pelos garis abaixo:

Coleta de resíduos sólidos

Embora a temática resíduos seja marcada por grandes desafios, a coleta de lixo é um dos serviços mais comuns e importantes de limpeza urbana.

Isso porque, a prática consiste no recolhimento de diferentes tipos de materiais para a destinação correta, como aterros sanitários ou centros de reciclagem. 

Em contrapartida, quando falamos da cobertura de coleta, podemos observar avanços nas gestões municipais. Segundo os dados da Abrelpe, o índice de cobertura de coleta de resíduos atingiu 93% na média nacional em 2022. 

O número representa melhorias no setor. Entretanto, ainda há muito o que fazer para que a adesão à coleta seletiva tenha o mesmo resultado por todo país.

Confira detalhes sobre os dois tipos de coleta presente no cotidiano:

  • Coleta comum: recolhe os resíduos orgânicos e inorgânicos de pequeno porte. Após a coleta, os órgãos públicos regionais são responsáveis por determinar a destinação adequada.
  • Coleta seletiva: recolhe o material em pontos de coleta voluntário. Voltada para resíduos inorgânicos que possam ser reciclados ou necessitem de cuidados específicos, como pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. 

Varrição das ruas

A varrição de vias públicas é realizada diariamente nos locais pré-determinados por setores e ordem de serviços e tem o objetivo de remover detritos e resíduos sólidos presentes nos logradouros, como folhas secas ou embalagens. 

As ações envolvidas no serviço de varrição são:

  • Varrição das sarjetas e guias das vias públicas, garantindo a remoção de resíduos e detritos acumulados; 
  • Varrição dos espaços onde são realizadas as feiras livres;
  • Varrição frequente dos pontos de ônibus.

As atividades são realizadas regularmente em áreas urbanas, muitas vezes de forma programada e em horários de menor movimento, para minimizar o impacto no trânsito e nas atividades cotidianas. 

Capina e roçada

As técnicas de capina e roçada são aplicadas com o objetivo de limpar áreas verdes, como jardins, praças, parques e terrenos públicos. Mas, então, qual é a diferença das duas?

A capina é a remoção da vegetação daninha pela raiz, que cresce indesejadamente nos espaços verdes. Essa técnica pode ser realizada por meio do arranquio manual ou com o uso de ferramentas, como enxadas.

Já a roçada consiste no corte ou aparagem da vegetação em áreas de mato baixo, semelhante à grama. A técnica é feita com equipamentos geralmente motorizados, como cortadores de grama

Além da roçada ser útil para deixar o ambiente mais bonito, também remove capins de várias formas, assim como de arbustos e árvores menores. 

Em outras palavras, as duas técnicas são importantes para controlar o crescimento excessivo da vegetação, manter a limpeza e estética das áreas verdes públicas.

Serviço de limpeza urbana como um direito básico

Como falamos anteriormente, o serviço de limpeza urbana faz parte do saneamento básico, como previsto na legislação brasileira.

A gestão integrada e compartilhada dos serviços de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos tem como objetivo promover o uso sustentável dos recursos, preservar o meio ambiente, reduzir resíduos e universalizar a coleta seletiva

Para isso, o poder público municipal, em parceria com a iniciativa privada, deve coordenar ações de reutilização, reciclagem, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos.

Dessa forma, impulsiona o desenvolvimento de programas de educação ambiental para regularidade dos sistemas, além de buscar soluções tecnológicas eficientes.

Princípios básicos do Plano nacional de Saneamento Básico (PLANSAB)

Por que esse é um assunto importante para as gestões públicas e privadas

Pois, além de ser um direito da população, o saneamento básico é um dos temas presente entre os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até 2030.

Porém, segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), apenas 64,9% da população têm acesso adequado à limpeza urbana. Para 25,1%, o acesso é inadequado e 10% enfrenta a falta de acesso à limpeza.

De acordo com o material desenvolvido pela Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) para auxiliar no planejamento das ações para adequação do sistema, o ODS número 11 também merece atenção.

O objetivo é tornar não apenas as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, mas as comunidades também. As metas incluem o abastecimento a 100% dos domicílios, serviço de coleta direta ou indireta de resíduos e diminuição do risco de inundações nas áreas urbanas.

Vale destacar que o serviço de limpeza urbana integra as ações de saneamento. Logo, não estamos falando apenas de ações isoladas para abastecimento e esgotamento sanitário, mas sim de um conjunto de políticas públicas.

Qual é a importância de realizar serviços de limpeza urbana? 

Parece óbvio, mas a falta de serviços adequados de limpeza urbana pode resultar em diversos problemas, como o acúmulo de lixo nas vias públicas, a obstrução de sistemas de drenagem, o surgimento de odores desagradáveis e a propagação de doenças. 

Uma cidade com serviços de limpeza urbana adequados previne doenças e promove a saúde pública, já que a limpeza reduz a presença de vetores de doenças, como insetos e ratos.

Além disso, uma cidade limpa proporciona uma melhor qualidade de vida e bem-estar para a população, além de ser uma grande aliada na preservação do meio ambiente.

Como o Software da Exati contribui na gestão operacional dos serviços de limpeza urbana?

Simples: otimizando processos, fiscalizando e comprovando os serviços prestados. No final, a tecnologia garante uma gestão moderna e eficiente.

Com o Sistema da Exati, é possível inserir, visualizar e monitorar de forma remota e em tempo real todas as informações das atividades operacionais de limpeza urbana.

Na varrição de ruas, por exemplo, os ganhos de produtividade chegam em até 30% — aumentando de forma significativa o desempenho da equipe e qualidade do serviço prestado.

Confira algumas vantagens do tecnologia:

  • Acompanhamento do início e final da jornada de trabalho através da geolocalização;
  • Controle e gestão de estoque com materiais e equipamentos utilizados;
  • Controle e otimização das rotas para a destinação dos resíduos da varrição;
  • Registro fotográfico das atividades concluídas;
  • Relatórios e indicadores de todas as equipes, atividades e etapas envolvidas na gestão.

Conclusão

Garantir serviços de limpeza urbana adequados é essencial para a saúde pública, aumento da qualidade de vida, preservação do meio ambiente e bem-estar geral da população.

E lembre-se: investir em tecnologia é o caminho mais viável para transformar processos em atividades muito mais fáceis e inteligentes.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades do setor de manutenção e limpeza urbana!