Planejar e executar os serviços relacionados à limpeza pública definitivamente não é uma tarefa fácil.

Alguns fatores como, por exemplo, as dimensões da cidade, a densidade populacional e, principalmente, o volume de resíduos gerados diariamente podem explicar essa situação.

O último fator, inclusive, pode ser um indicativo de alerta para os responsáveis pela limpeza urbana, uma vez que o manejo incorreto pode facilitar o surgimento de alguns problemas urbanos.

Nesse blog post você descobrirá quais são esses problemas e algumas dicas para evitá-los. Acompanhe a leitura.

Dinâmica dos centros urbanos

Sim, os resíduos podem interferir – e muito – na vida de uma cidade. Um grande exemplo são as enchentes que ocorrem com frequência em São Paulo.

O acúmulo de lixo pelas ruas é o principal causador desse grande transtorno que gera prejuízos gigantescos à toda sociedade. Porém, nem sempre a culpa é totalmente dos órgãos responsáveis pela limpeza urbana

Afinal, o lixo residencial precisa ser devidamente acomodado em locais secos e seguros antes de ser encaminhado para a frente das residências, o que deve acontecer somente nos dias de coleta. 

É uma orientação básica que nem sempre é seguida. Existem algumas possíveis explicações para esse comportamento:

  • A higienização e separação de recicláveis não é feita, causando maus cheiros;
  • Rotina acelerada da população, que retira os resíduos em horários alternativos;
  • Falta de espaço para acomodar todos os materiais com segurança.

Sabendo disso, voltamos aos responsáveis pela limpeza pública urbana, ou seja, pela coleta desses materiais.

A ineficiência dos serviços pode ser constatada a partir do surgimento desses problemas e, até mesmo, de doenças que acometem a população.

Planejando o serviço de limpeza pública

A Cartilha de Limpeza Urbana, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas

do IBAM em convênio com a Secretaria Nacional de Saneamento, é um excelente documento para orientar a respeito de métodos e procedimentos relacionados ao serviço.

Um dos tópicos mais importantes diz respeito ao planejamento de coleta. De acordo com o material, tal planejamento consiste no agrupamento de uma série de informações como:

  • Condições da saúde pública;
  • Características gerais da cidade, hábitos e reivindicações da população;
  • Capacidade técnica do prestador do serviço e claro, os recursos financeiros dos municípios. 

É, na prática, um levantamento feito em conjunto para obtenção de dados precisos, que orientarão as ações de limpeza pública.

Pontos de atenção

A fim de garantir que todas as regiões da cidade sejam contempladas pelo serviço de limpeza pública, os órgãos responsáveis precisam saber que tipo de situação encontrarão no dia-a-dia. Confira alguns pontos que merecem atenção:

Características topográficas

Informações sobre pavimentação das vias, graus de aclives e declives, assim como o sentido e fluxo das vias em determinados horários facilitam a realização não apenas da coleta, como também da varrição das ruas e da limpeza de bocas-de-lobo.

Inclusive, essas são algumas das maiores reclamações dos profissionais que atuam na limpeza pública. O fluxo constante de automóveis, tanto em vias quanto em suas margens, não permite que o serviço seja realizado de modo 100% eficaz.

Zonas de ocupação da cidade

Nesse ponto devem ser destacadas as regiões de maior uso comum, onde geralmente encontra-se maior concentração de comércios. Além disso, setores industriais e localidades de difícil acesso também devem integrar o levantamento.

Com esses dados é possível definir, com base na rotina da cidade, a quantidade de equipes externas necessárias e os ciclos da limpeza pública, garantindo que tais regiões se mantenham sempre limpas.

Já em localidades de difícil acesso, recomenda-se a utilização de contentores do tipo Dempster (espécie de container) ou Brooks (populares caçambas), por possibilitarem maior facilidade e rapidez à coleta.

Disposição final dos resíduos 

Ao final do processo de coleta e limpeza é preciso encaminhar os materiais recolhidos para um local ecologicamente correto. Tudo irá depender de quais alternativas estão disponíveis aos municípios.

Para cada categoria de resíduos, um destino específico. Veja:

Resíduo Domiciliar Comum – Aterro Sanitário;
Resíduo Vegetal – Reaproveitamento como biomassa;
Resíduos Tóxicos domiciliares – Aterro para Resíduos Perigosos
Resíduos Recicláveis – Usina de Valorização de Recicláveis e Barracões credenciados;

Uma das formas de tornar todo esse processo mais otimizado, do início ao fim, é utilizando um sistema de gerenciamento inteligente. Veja o por quê.

Tecnologia aplicada à limpeza pública urbana

Sim, já existem diversas ações que facilitam a vida dos profissionais responsáveis pela execução de serviços essenciais nas cidades.

Na limpeza pública não é diferente. Fazer uso de um software inteligente permite que você, enquanto gestor, tenha todos os dados acima citados devidamente registrados e prontos para uso futuro.

Na prática, estamos falando de um sistema de cadastro de pontos de coleta que, após sua fase inicial, permite estabelecer rotas de trabalho de modo automatizado, seja para coleta ou para varrição urbana.

Os resultados são muito expressivos. Entre os principais, podemos destacar:

  • Aumento da produtividade diária;
  • Expansão do serviço para demais regiões conforme necessidade;
  • Facilidade na definição de rotas, considerando os melhores caminhos e horários.
  • Monitoramento da jornada de trabalho das equipes com comprovação via georreferenciamento.

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Por isso, o software da Exati permite que você realize a gestão de resíduos de modo eficiente, tendo controle total sobre diversos aspectos como, por exemplo, os serviços executados em determinado período, identificação dos responsáveis, monitoramento da capacidade e demais dados do caminhão coletor, e muito mais.

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