Não há dúvidas: os serviços de varrição são apenas uma das ações que envolvem a limpeza urbana

E assim como qualquer outra atividade, para executar serviços de varrição com mais eficiência, é necessário atentar-se a algumas informações básicas. 

Neste blogpost, vamos explicar de que forma a tecnologia impacta positivamente a realização do serviço nos espaços públicos. Boa leitura! 

O que é o serviço de varrição?

Apesar de parecer simples, os serviços de varrição envolvem métodos e até mesmo tecnologias para a limpeza de sarjeta, guias das vias públicas e calçadas dos pontos de ônibus.

Os serviços de varrição são realizados para remover resíduos como folhas, galhos, papel, plástico, garrafas e outros materiais que se acumulam nas vias públicas. Além disso, as atividades englobam a substituição dos sacos de lixo dos cestos públicos espalhados pela cidade.  

Na prática, os serviços de varrição podem ser feitos de forma manual ou mecânica, com máquinas e caminhões varredeiras nas vias de grande circulação de veículos e pessoas.

Qual é a função dos serviços de varrição?

Sem dúvidas, o serviço de limpeza em logradouros públicos é um dos mais importantes para o bom funcionamento das cidades.

Por meio desse serviço, evita-se o surgimento de problemas sanitários que afetam a comunidade, além da diminuição das interferências perigosas no trânsito de veículos e pedestres.

Por outro lado, uma cidade limpa favorece o turismo local e impede grandes problemas como inundações, ocasionadas pelo entupimento dos bueiros nas vias. 

Para evitar essa situação, tecnologias como os bueiros inteligentes já existem no mercado para impedir que os resíduos cheguem até rios, lagos e mares, prejudicando o ecossistema.

Entenda esse equipamento: o bueiro inteligente funciona junto com a Internet das Coisas. O item consiste em um filtro com um cesto acoplado, e, quando esse cesto atinge 70% da capacidade, o sensor emite um alerta para as equipes de limpeza responsáveis realizarem a coleta dos resíduos.

Como funciona os serviços de varrição

Parece simples, mas os serviços de varrição podem funcionar de diversas maneiras. 

Por isso, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) publicou a cartilha “o que é preciso saber sobre Limpeza Urbana”, que descreve quais são os principais modos de executar o serviço.

Cabe destacar que não existe uma fórmula específica para definir a quantidade ideal de profissionais ou métodos de execução. Aqui, as proporções da cidade e os gestores responsáveis que dirão, ao certo, o que será preciso. 

Separada em dois tipos, os serviços de varrição podem ser definidos como convencionais ou mecanizados. Confira:

Varrição convencional

Considerada a varrição mais comum nos centros urbanos, o método convencional pode ser executado diariamente ou até semanalmente, conforme a quantidade de profissionais em trabalho, disponibilidade de equipamentos, fluxo nas vias e a importância do logradouro para a cidade.

Por exemplo: em regiões centrais, com grande número de comércios e intenso fluxo de pessoas, é muito mais difícil manter as vias limpas por vários dias. 

Nesse caso, a saída é executar varrição quantas vezes forem necessárias para que o logradouro se mantenha limpo

Varrição mecanizada

Com o mesmo objetivo do método anterior (limpeza das vias), a varredura mecanizada é um modelo utilizado para limpeza em viadutos, pontes, túneis e em vias grandes vias pavimentadas, com boa estrutura de meio-fio.

Recomenda-se que a execução desse serviço seja programada para o horário noturno, pois os equipamentos empregados nessa atividade são de grande porte, geram barulho e podem comprometer a circulação de veículos nas vias

Além disso, com menos tráfego de veículo, é muito mais fácil operar esses equipamentos e obter resultados melhores nos índices de limpeza local.

A verradura mecanizada pode ser dividida em dois tipos:

  • Mecânica: baixo custo de manutenção em relação aos aspiradores, porém é indicado para operar apenas em vias sem buracos e ondulações.
  • Por aspiração: tem mais eficiência que o mecânico, porém tem um alto custo de manutenção.

Para situações mais extremas, é possível utilizar jatos de água. Entretanto, em tempos de crise hídrica, é necessário que esse recurso seja poupado.

Organização é sinônimo de serviços de varrição eficientes

Quando se fala em serviços de varrição e limpeza urbana, a organização e planejamento são alguns dos grandes desafios – considerando o tamanho da cidade, maiores serão os esforços aplicados na execução dos serviços. 

Tais esforços estão relacionados, sobretudo, à estrutura organizacional necessária para atender as demandas diárias em diferentes localidades da cidade. 

Diante dessas situações, a tecnologia pode representar um grande avanço nos processos de execução e de fiscalização dos serviços de varrição. Confira:

Tecnologia aplicada às operações

A prestação de contas é um procedimento padrão e é uma forma de garantir que os recursos públicos sejam devidamente aplicados para o bem comum da comunidade.

Para isso, normalmente utiliza-se documentos em papel para registrar as atividades diárias, logradouros atendidos e demais informações básicas. 

No entanto, esse recurso está sujeito a falhas e muitas vezes deixa de ser preenchido em virtude da rotina corrida dos profissionais.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma importante aliada. Por meio de um sistema inteligente, é muito mais fácil inserir as informações básicas e obrigatórias.

O sistema da Exati, por exemplo, oferece a possibilidade não apenas de inserir informações gerais, mas também de adicionar fotografias do atendimento às ocorrências. Essa funcionalidade adicional proporciona maior segurança na fiscalização das atividades.

Além disso, o gestor ainda consegue identificar quais foram as localidades atendidas graças ao recurso de localização via GPS, que estabelece toda a roteirização para os serviços de varrição e de coleta de resíduos.

Dessa forma, ao final da jornada de trabalho, é possível identificar todas as áreas atendidas e traçar as próximas atividades para garantir a limpeza de toda a cidade, com eficiência e agilidade.

Conclusão

Seja realizando a varredura convencional ou mecanizada, a tecnologia empregada na gestão dessas atividades torna os processos muito mais fáceis.

Hoje, esse recurso deixou de ser aplicado apenas aos grandes equipamentos e está, literalmente, nas mãos dos profissionais.

Isso possibilita que eles tenham como comprovar a realização de seus serviços e os gestores, por sua vez, conseguem identificar e elaborar planos de ações cada vez mais eficientes voltados à limpeza das cidades.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades do setor de limpeza urbana!