About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Equipamentos para a limpeza urbana: quais são, técnicas e importância
Tecnologia

Equipamentos para a limpeza urbana: quais são, técnicas e importância 

Diretamente associada à saúde pública, a limpeza urbana é um serviço essencial. Mas, para garantir eficiência e qualidade dos serviços nos municípios, é imprescindível adotar estratégias, técnicas e equipamentos para a limpeza urbana.

Isso porque o planejamento, execução e gestão de resíduos são ações que intensificam a limpeza pública e, consequentemente, impactam na paisagem da cidade.

Neste conteúdo, você entenderá tudo sobre o assunto. Boa leitura!

O que a legislação diz sobre a limpeza urbana?

Segundo o PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), os municípios são responsáveis pela organização e prestação direta ou indireta dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos

Além disso, o PNRS estabelece que os serviços de limpeza urbana incluam a coleta, transporte, destinação final e manejo de resíduos sólidos domiciliares, de limpeza pública e de feiras livres.

Então, como é um serviço de saneamento básico no país, o poder público é o responsável por evitar problemas e conservar a limpeza das cidades.

Técnicas para um planejamento de limpeza urbana eficaz

A administração pública estabelece normas e regras com o objetivo de executar os procedimentos para a limpeza urbana, seguindo criteriosamente todas as recomendações.

Portanto, uma das dicas fundamentais é atentar-se se o sistema de limpeza pública está de acordo com as particularidades da região, como o tamanho da cidade e o número de habitantes. 

Em outras palavras, o serviço será realizado com base no desenvolvimento das cidades, que, por sua vez, indicará a estrutura organizacional a ser estabelecida. Confira abaixo quais são eles, conforme a Cartilha de Limpeza Urbana.

  • Cidades com menos de 10 mil habitantes: o responsável pela limpeza é um supervisor com treinamento e acesso às informações básicas;
  • Entre 10 mil e 40 mil habitantes: o responsável deve ser um técnico de nível médio com cursos e estágios, garantindo o bom andamento do serviço;
  • Entre 40 mil e 100 mil habitantes: o responsável deve ser um técnico de nível médio, mas com especialidade em limpeza urbana e, também, deverá ser subordinado ao departamento de obras e de profissionais de engenharia.

Além disso, para combater os desafios da limpeza pública, é preciso ampliar a estrutura organizacional através das técnicas do planejamento de limpeza urbana, com questões administrativas, legislativas, econômicas, educacionais e avaliativas. 

Como a tecnologia pode aprimorar a limpeza urbana?

De fato, a importância da tecnologia na gestão das cidades é evidente, e o impacto é ainda maior na limpeza pública

Soluções que envolvem automação, otimização, produtividade e reaproveitamento são possíveis com planejamento e investimento em novas tecnologias.

Confira abaixo alguns exemplos de qual forma a tecnologia pode ser usada junto com os equipamentos para a limpeza urbana.

Varrição mecânica

Um processo que costumava depender do trabalho manual e que levava uma semana para limpar as vias públicas, agora pode ser concluído em apenas um dia, com o uso de máquinas de varrição automatizada.

E isso acontece porque essas máquinas são projetadas para operar em áreas amplas, cobrindo distâncias de até 1.500km em um único ciclo de trabalho

Além da agilidade, equipamentos para a limpeza urbana, como máquinas de varrição mecânica, também tem capacidade de recolher e descartar os resíduos de forma correta

Entenda: as máquinas são equipadas com sistemas de coleta que garantem que o lixo seja armazenado de maneira apropriada, facilitando sua disposição posterior.

É uma série de benefícios, não é mesmo? A varrição mecanizada como um dos equipamentos para a limpeza pública é uma tecnologia de máxima eficiência. 

Cortadores de grama automatizados

Outra representação inovadora tecnológica de equipamentos para a limpeza urbana, os cortadores de grama automatizados mantém a limpeza de áreas verdes, canteiros próximos ao meio-fio, áreas arborizadas e espaços de plantio.

Esses cortadores de grama são equipados com sistemas de direção de 360 graus, o que os tornam eficazes na otimização da limpeza e na coleta de resíduos. E eu vou te explicar o porquê!

Em comparação com métodos manuais tradicionais, onde uma equipe de trabalhadores seria necessária para executar essas tarefas, os cortadores automatizados podem realizar o trabalho com apenas um operador. Incrível, não?

As vantagens não param por aí! Um único cortador de grama automatizado pode ser equivalente ao trabalho de até 20 profissionais, o que não apenas economiza recursos, como também aumenta consideravelmente a eficiência na limpeza pública

Softwares inteligentes

O uso de softwares é indicado para facilitar os desafios dos órgãos responsáveis pela limpeza urbana, além de otimizar processos, fiscalizar e comprovar os serviços prestados.

Centralizar informações, identificar equipamentos para a limpeza urbana utilizados em tempo real, gerar relatórios, acompanhar rotas e destinar corretamente os resíduos coletados são soluções inteligentes para a gestão de limpeza urbana.

Os softwares fazem muito pelo desenvolvimento das cidades, sobretudo, na satisfação dos serviços de limpeza pública.

Importância de equipamentos para a limpeza urbana

Que são ótimos para a limpeza urbana, nós já sabemos. Mas, além disso, qual é a importância dos equipamentos para a limpeza urbana automatizados?

As razões são inúmeras. Isso mesmo! Os equipamentos para a limpeza urbana automatizados, como varredoras, caminhões compactadores de lixo e cortadores de grama automáticos, são capazes de executar tarefas de limpeza de forma muito mais rápida e eficiente do que o trabalho manual.

Além disso, a automação reduz a dependência de mão de obra humana, o que pode levar a economias para as cidades. Menos trabalhadores são necessários para realizar tarefas repetitivas, e os custos associados à folha de pagamento e benefícios são reduzidos.

Percebemos que a importância de equipamentos para a limpeza urbana automatizados vai muito além da eficiência operacional deles. Isso porque eles representam uma abordagem mais econômica, precisa e sustentável para manter as áreas limpas e bem conservadas.

Conclusão

De fato, a limpeza urbana e a paisagem de áreas verdes são imprescindíveis para a qualidade vida, turismo e valorização da cidade.

Por isso, adicione um toque de inovação à forma como sua empresa executa serviços de limpeza de vias públicas com a Exati: nada melhor que contar com um software de gestão de cidades inteligentes, que está presente em mais de 500 municípios, não é mesmo?

Em relação ao serviço de limpeza urbana, fornecemos informações em tempo real das atividades e equipamentos realizados, quilômetros percorridos e tempo de trabalho. Além disso, contamos com geolocalização das equipes e rotas otimizadas para menor deslocamento. Conheça mais em: exati.com.br 
Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades de equipamentos para a limpeza urbana!

Related posts

1 Comment

  1. Soraya

    Excelente conteúdo, parabéns

Deixe um comentário

Required fields are marked *