De acordo a Organização das Nações Unidas (ONU), 70% da população mundial viverá em centros urbanos até 2050.

Este dado coloca em pauta o questionamento: como tornar as cidades sustentáveis para que possam receber esse volume populacional?

Pensando nisso e em outras questões relacionadas ao desenvolvimento mundial, a ONU estipulou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As metas dos ODS são direcionadas para erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar, proteção do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas até o ano de 2030. 

Nesse contexto, o décimo primeiro ODS, nomeado Cidades e Comunidades Sustentáveis, objetiva “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. 

As ações propostas pelo ODS 11 tem relação com os fatores que tornam uma cidade sustentável, como:

  • Sistemas de transportes seguros e sustentáveis;
  • Redução do impacto ambiental negativo das cidades, incluindo qualidade do ar e gestão de resíduos;
  • E acesso a espaços públicos, seguros e verdes. 

Para compreender melhor quais os itens tornam uma cidade sustentável e exemplos brasileiros a serem seguidos, acompanhe a leitura!

Mobilidade sustentável

De acordo com o secretário geral da ONU, António Guterres, as cidades são responsáveis pela emissão global de mais de 70% do dióxido de carbono (CO2), gás liberado na queima de combustíveis fósseis. 

Guterres também afirmou que as escolhas feitas na infraestrutura urbana terão grande influência na curva de emissão desse composto químico.

Os modelos de transporte, portanto, são cruciais na melhora ou piora desse cenário, visto que a mobilidade é parte essencial das cidades. 

Visando a melhora dessa realidade, o Rio de Janeiro adotou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um meio de transporte público com baixa emissão de gases como o dióxido de carbono. 

Conectado a outros modais, transporta, em média, 70 mil pessoas diariamente e deixa de emitir mais de 700 toneladas de CO2, além de utilizar energia de fontes renováveis.  

Soluções como essa, portanto, podem ser consideradas e expandidas por gestões públicas, a fim de que as cidades sejam mais sustentáveis. 

Gestão de resíduos urbanos

Desde 2010, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os cidadãos, governos, iniciativas privadas são responsáveis pela gestão compartilhada dos resíduos sólidos. 

Dessa forma, com o objetivo de melhorar o panorama do descarte de resíduos e atendendo a PNRS, a sociedade como um todo tem pensado em soluções para melhorar a gestão de resíduos

Um bom exemplo de organização do setor privado que atua nesse sentido é a Natura, uma empresa brasileira de cosméticos.

De acordo com dados divulgados pela instituição, 33% do equivalente produzido em embalagens é reciclado, sendo a meta chegar a 50% neste ano.

Outro ponto relevante quando se trata de gestão de resíduos são as parcerias público-privadas (PPPs), em que os órgãos públicos firmam contratos com empresas privadas para a prestação de serviços.

Algumas atividades realizadas por empresas privadas neste modelo de parceria são:

  • Transporte, tratamento e descarte dos resíduos em aterros sanitários;
  • Gestão de pontos de descarte de resíduos, como lixeiras, em vias públicas;
  • Campanhas de educação e conscientização da população em relação a logística reversa e coleta seletiva.

Assim, iniciativas como as citadas acima fazem com que as cidades se tornem cada vez mais sustentáveis a pequeno, médio e longo prazo. 

Arborização urbana 

De acordo com o já citado ODS 11, um dos direitos da população e uma das metas para cidades mais sustentáveis é o acesso a espaços públicos e verdes, ou seja, arborizados

Nesse cenário, um exemplo importante é o Programa Arborização Urbana, desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (RS).

O objetivo é elaborar ferramentas que forneçam dados sobre o projeto de arborização da cidade, com ênfase em grupos de cegos e surdos. 

Para isso, o programa desenvolveu placas que são disponibilizadas na praça da região com informações sobre as espécies arbóreas.

Além de atender o público em geral, os QR Codes fixados nas árvores possui vídeos em libras que repassam o mesmo conteúdo sobre a flora local. 

Assim, as cidades sustentáveis tendem a adotar ações em parceria com empresas, universidades e a população para locais urbanos mais arborizados e acessíveis.

Transformação é sinônimo de cidades sustentáveis 

Neste material tivemos a oportunidade de mostrar em qual sentido caminham as cidades sustentáveis, evidenciando iniciativas positivas em solo nacional. 

Pensar de forma sustentável é uma tendência urgente que diz respeito às gerações atuais e futuras, visto que ambas partilham, em algum momento, do mesmo planeta. 

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre a temática, o que acha de conferir como a gestão de resíduos pode ser realizada de forma otimizada? 

Neste texto falamos sobre medidas que as cidades podem tomar para tornar a coleta de lixo um processo cada vez melhor e mais sustentável, confira clicando aqui!