Sabemos da funcionalidade da Internet no nosso cotidiano. Mas o que significa Internet das Coisas (IoT) e como ela impacta as cidades inteligentes?

A Internet das Coisas e as cidades inteligentes estão ligadas em diversos setores, já que a IoT proporciona a conexão de dispositivos, sensores e sistemas, e as cidades coletam e analisam os dados fornecidos com decisões mais inteligentes.

Para entender mais sobre o que é IoT, quais são os objetivos e suas vantagens, continue com a gente!

O que é a Internet das Coisas?

A tecnologia de Internet das Coisas IoT já faz parte do nosso cotidiano e por incrível que pareça, a gente nem percebe! 

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), é a conexão de objetos físicos à rede de internet de forma automatizada. Esse conceito abrange desde os produtos da sua geladeira até a vaga de estacionamento de uma avenida movimentada.

Quer um exemplo clássico? Pense nos relógios inteligentes

Eles medem o pulso e os níveis de glicose no sangue do usuário, analisando quando estão anormais e indica se é preciso balancear a dieta. Dessa forma, o objeto transmite esses dados para a geladeira, que produz uma lista de compras de acordo com a necessidade. Demais não, é mesmo?

A ideia de conectar todos objetos do seu cotidiano às redes possibilita inúmeras inovações e um novo leque de praticidades.

Dessa forma, o uso dos mais variados dispositivos como smartphone, sistema de inteligência artificial (ao exemplo de Alexa e Siri), lixeiras inteligentes ou complexos sistemas de gestão, estão transformando realidades.

Sem dúvidas, essa conectividade oferecida pela comunicação entre dispositivos, objetos e serviços em uma cidade traz inúmeras facilidades às pessoas e ajuda a otimizar recursos para melhorar a qualidade de vida.

Qual é o objetivo da implementação da Internet das Coisas?

Simples! Estabelecer comunicação direta entre equipamentos por meio de sensores e conexões sem fio.

Além disso, a implementação da tecnologia busca melhorar a eficiência operacional nos mais diversos setores, através da coleta de dados em tempo real.

No mais, alcançar a segurança e bem-estar da população é um objetivo indispensável quando se pensa na implementação da Internet das Coisas

Com sistemas de monitoramento e envio de alertas em tempo real, a resposta é mais rápida em situações de emergência.

Como a Internet das Coisas é utilizada nas cidades inteligentes? 

Muito mais além de apenas objetos de uso comum, a Internet das Coisas também está presente em smart cities. A tecnologia pode ser utilizada nas cidades para melhorar a eficiência, segurança e qualidade de vida da população.

Na prática, isso ocorre por meio da conexão e integração de dispositivos, sensores e sistemas em uma ampla rede de comunicação

Veja como funciona a Internet das Coisas em alguns setores das smart cities:

Iluminação pública

Para um bom funcionamento de uma cidade, um dos principais pontos necessários é a iluminação pública. Ela proporciona maior visibilidade nas vias públicas, segurança no período noturno e qualidade de vida.

Atualmente, existem cerca de 18 milhões de pontos de iluminação espalhados pelo Brasil. Com esse número expressivo, é questão de praticidade, eficiência e economia implementar dispositivos para o gerenciamento remoto do parque de IP — e é aí que entra a Internet das Coisas.

De forma sucinta, os postes de iluminação são equipados com sensores de IoT e conectados às redes de internet. Com isso, os dispositivos coletam dados imprescindíveis para as cidades, como o nível de luz e consumo de energia

Esses dados são enviados para uma plataforma ou softwares de gerenciamento, sendo possível monitorar em tempo real o status dos postes de luz. A partir disso, é possível detectar falhas, como lâmpadas queimadas

Assim, as intervenções são realizadas antes que ocorra uma falha completa, reduzindo os custos e o tempo de inatividade das lâmpadas.

Limpeza urbana

Um dos maiores problemas com o sistema de coleta é a falta de periodicidade para o serviço, pois faz com que a população deposite seus resíduos na porta das casas por horas ou até dias antes do horário devido, por exemplo. E como a IoT pode ajudar?

Com o auxílio de softwares, é possível monitorar toda a operação de coleta de resíduos, como:

A tecnologia de IoT não só facilita, como melhora a gestão da coleta de lixo, com soluções inovadoras que possibilitam práticas e recursos mais sustentáveis. 

Saneamento

No Brasil, enquanto 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, o país perde quase 8.000 piscinas olímpicas por dia com o recurso desperdiçado, de acordo com os estudos do Instituto Trata Brasil

Contudo, uma das soluções para sanar esse problema está na Internet das Coisas!

Com o uso de softwares aplicados com funcionalidades de IoT, é possível realizar o gerenciamento de rios e bacias hidrográficas, para preservar os recursos hídricos e monitorar sanções em casos de irregularidades no lançamento de esgoto em rios e nascentes.

Os mapas hidrológicos digitais, por exemplo, permitem visualizar e acessar informações sobre cada ponto onde as amostras de água foram coletadas e monitorar os resultados da análise. 

Ou seja, com a coleta de dados, se torna mais viável tomar medidas preventivas e corretivas, preservando o ambiente e melhorando a saúde pública.

Arborização

Sem árvores, é impossível uma cidade ser considerada inteligente

Não há dúvidas, a arborização urbana desempenha um papel importante na qualidade de vida nas cidades ao contribuir para melhorias do clima, a redução da poluição do ar e o bem-estar dos habitantes

E diante de tantas soluções, a IoT está presente desde a gestão até o plantio das árvores. Com a tecnologia, é possível acompanhar a temperatura, umidade do solo, qualidade do ar e níveis de poluição.

Com o monitoramento em tempo real, as informações sobre as condições das árvores são disponibilizados e contabilizados para a análise, ajudando a identificar manutenções preventivas e evitar futuros problemas do plantio.

Além disso, há a possibilidade de sensores de umidade do solo!

Esses sensores são instalados para acompanhar e avaliar os níveis de umidade e acionar sistemas de irrigação quando necessário.

Dessa forma, evita-se o desperdício e garante que as árvores recebam a quantidade adequada de água, impactando diretamente na gestão e saúde das árvores.

Quais são as vantagens da IoT?

Você pode não saber, mas a Internet das Coisas traz inúmeras vantagens que contribuem para tornar as cidades mais seguras e eficientes.

Confira a seguir quais são essas vantagens!

Acesso a dados

Como falamos anteriormente, os sensores IoT permitem coletar os mais diversos dados em tempo real, como atualizações da qualidade do ar, monitoramento de enchentes, vagas de estacionamento e fluxo de tráfego urbano.

Os sensores de IoT instalados em rios e sistemas de drenagem são fundamentais para evitar enchentes ao fornecer informações imediatas sobre nível de água e volume de chuva. 

Com isso, a tecnologia permite emitir alertas antecipados e  adotar medidas de prevenção.

Do mesmo modo, o monitoramento do fluxo de tráfego em tempo real ajuda a otimizar o planejamento de transporte, permitindo ajustes inteligentes nos semáforos para reduzir o congestionamento nas vias e melhorar a mobilidade urbana.

Alertas sobre situação de emergência

A IoT é fundamental para situações de emergência no cenário urbano. O sistema inteligente pode disparar alertas instantâneos para autoridades anunciando locais de perigo, como uma catástrofe ambiental ou um tiroteio

E, ainda, sensores de monitoramento podem detectar vazamentos de gás e enviar alertas automáticos para as equipes de emergência.

Sem dúvidas, esses alertas ajudam a reduzir os danos causados por situações de risco e a garantir a segurança da população.

Identificadores

Tecnologias de rastreamento são extremamente úteis na gestão de cidades, sobretudo, para localizar ativos, pessoas e animais perdidos com identificadores de Internet das Coisas, tags Bluetooth e sistemas de georreferenciamento.

Entenda na prática: se um animal de estimação ficar perdido e a sua coleira estiver devidamente equipada com uma tag Bluetooth, é possível rastreá-la por meio de app em smartphones. 

Dessa forma, tutores encontram seus animais com mais facilidade e precisão.

Além disso, existem sistemas de reconhecimento facial para identificar criminosos e pessoas desaparecidas. Com a tecnologia, os detectores, pulseiras ou colares monitoram a localização das pessoas, emitindo alertas e ajudando na aceleração de operações de busca e resgate.

Conclusão

Como você pode perceber, a Internet das Coisas tem um impacto direto nas cidades inteligentes, pois proporciona uma série de benefícios que melhoram e transformam a vida das pessoas.

Além disso, a tecnologia oferece soluções inovadoras que tornam os ambientes mais inteligentes, sustentáveis e eficientes para quem vive nas cidades.

Foi bom ter você aqui. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades do sistema de Internet das Coisas!