Diretamente associada à saúde pública, a limpeza urbana é um serviço essencial. Mas, para garantir eficiência e qualidade dos serviços nos municípios, é imprescindível adotar estratégias, técnicas e equipamentos para a limpeza urbana.
Isso porque o planejamento, execução e gestão de resíduos são ações que intensificam a limpeza pública e, consequentemente, impactam na paisagem da cidade.
Neste conteúdo, você entenderá tudo sobre o assunto. Boa leitura!
O que a legislação diz sobre a limpeza urbana?
Segundo o PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), os municípios são responsáveis pela organização e prestação direta ou indireta dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.
Além disso, o PNRS estabelece que os serviços de limpeza urbana incluam a coleta, transporte, destinação final e manejo de resíduos sólidos domiciliares, de limpeza pública e de feiras livres.
Então, como é um serviço de saneamento básico no país, o poder público é o responsável por evitar problemas e conservar a limpeza das cidades.
Técnicas para um planejamento de limpeza urbana eficaz
A administração pública estabelece normas e regras com o objetivo de executar os procedimentos para a limpeza urbana, seguindo criteriosamente todas as recomendações.
Portanto, uma das dicas fundamentais é atentar-se se o sistema de limpeza pública está de acordo com as particularidades da região, como o tamanho da cidade e o número de habitantes.
Em outras palavras, o serviço será realizado com base no desenvolvimento das cidades, que, por sua vez, indicará a estrutura organizacional a ser estabelecida. Confira abaixo quais são eles, conforme a Cartilha de Limpeza Urbana.
- Cidades com menos de 10 mil habitantes: o responsável pela limpeza é um supervisor com treinamento e acesso às informações básicas;
- Entre 10 mil e 40 mil habitantes: o responsável deve ser um técnico de nível médio com cursos e estágios, garantindo o bom andamento do serviço;
- Entre 40 mil e 100 mil habitantes: o responsável deve ser um técnico de nível médio, mas com especialidade em limpeza urbana e, também, deverá ser subordinado ao departamento de obras e de profissionais de engenharia.
Além disso, para combater os desafios da limpeza pública, é preciso ampliar a estrutura organizacional através das técnicas do planejamento de limpeza urbana, com questões administrativas, legislativas, econômicas, educacionais e avaliativas.
Como a tecnologia pode aprimorar a limpeza urbana?
De fato, a importância da tecnologia na gestão das cidades é evidente, e o impacto é ainda maior na limpeza pública.
Soluções que envolvem automação, otimização, produtividade e reaproveitamento são possíveis com planejamento e investimento em novas tecnologias.
Confira abaixo alguns exemplos de qual forma a tecnologia pode ser usada junto com os equipamentos para a limpeza urbana.
Varrição mecânica
Um processo que costumava depender do trabalho manual e que levava uma semana para limpar as vias públicas, agora pode ser concluído em apenas um dia, com o uso de máquinas de varrição automatizada.
E isso acontece porque essas máquinas são projetadas para operar em áreas amplas, cobrindo distâncias de até 1.500km em um único ciclo de trabalho.
Além da agilidade, equipamentos para a limpeza urbana, como máquinas de varrição mecânica, também tem capacidade de recolher e descartar os resíduos de forma correta.
Entenda: as máquinas são equipadas com sistemas de coleta que garantem que o lixo seja armazenado de maneira apropriada, facilitando sua disposição posterior.
É uma série de benefícios, não é mesmo? A varrição mecanizada como um dos equipamentos para a limpeza pública é uma tecnologia de máxima eficiência.
Cortadores de grama automatizados
Outra representação inovadora tecnológica de equipamentos para a limpeza urbana, os cortadores de grama automatizados mantém a limpeza de áreas verdes, canteiros próximos ao meio-fio, áreas arborizadas e espaços de plantio.
Esses cortadores de grama são equipados com sistemas de direção de 360 graus, o que os tornam eficazes na otimização da limpeza e na coleta de resíduos. E eu vou te explicar o porquê!
Em comparação com métodos manuais tradicionais, onde uma equipe de trabalhadores seria necessária para executar essas tarefas, os cortadores automatizados podem realizar o trabalho com apenas um operador. Incrível, não?
As vantagens não param por aí! Um único cortador de grama automatizado pode ser equivalente ao trabalho de até 20 profissionais, o que não apenas economiza recursos, como também aumenta consideravelmente a eficiência na limpeza pública.
Softwares inteligentes
O uso de softwares é indicado para facilitar os desafios dos órgãos responsáveis pela limpeza urbana, além de otimizar processos, fiscalizar e comprovar os serviços prestados.
Centralizar informações, identificar equipamentos para a limpeza urbana utilizados em tempo real, gerar relatórios, acompanhar rotas e destinar corretamente os resíduos coletados são soluções inteligentes para a gestão de limpeza urbana.
Os softwares fazem muito pelo desenvolvimento das cidades, sobretudo, na satisfação dos serviços de limpeza pública.
Importância de equipamentos para a limpeza urbana
Que são ótimos para a limpeza urbana, nós já sabemos. Mas, além disso, qual é a importância dos equipamentos para a limpeza urbana automatizados?
As razões são inúmeras. Isso mesmo! Os equipamentos para a limpeza urbana automatizados, como varredoras, caminhões compactadores de lixo e cortadores de grama automáticos, são capazes de executar tarefas de limpeza de forma muito mais rápida e eficiente do que o trabalho manual.
Além disso, a automação reduz a dependência de mão de obra humana, o que pode levar a economias para as cidades. Menos trabalhadores são necessários para realizar tarefas repetitivas, e os custos associados à folha de pagamento e benefícios são reduzidos.
Percebemos que a importância de equipamentos para a limpeza urbana automatizados vai muito além da eficiência operacional deles. Isso porque eles representam uma abordagem mais econômica, precisa e sustentável para manter as áreas limpas e bem conservadas.
Conclusão
De fato, a limpeza urbana e a paisagem de áreas verdes são imprescindíveis para a qualidade vida, turismo e valorização da cidade.
Por isso, adicione um toque de inovação à forma como sua empresa executa serviços de limpeza de vias públicas com a Exati: nada melhor que contar com um software de gestão de cidades inteligentes, que está presente em mais de 500 municípios, não é mesmo?
Em relação ao serviço de limpeza urbana, fornecemos informações em tempo real das atividades e equipamentos realizados, quilômetros percorridos e tempo de trabalho. Além disso, contamos com geolocalização das equipes e rotas otimizadas para menor deslocamento. Conheça mais em: exati.com.br
Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades de equipamentos para a limpeza urbana!
Exati
Related posts
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.7k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 37.9k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.3k visualizações
Excelente conteúdo, parabéns