Muitas vezes o trabalho dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana não é reconhecido. Isso impacta diretamente na falta de conhecimento da população sobre os serviços prestados por esses profissionais – que não são poucos.

Mas o quê isso quer dizer? Significa que os profissionais que estão nas ruas executam outros serviços além da varrição, função mais conhecida. Todas elas são de fundamental importância para a conservação da cidade e para a preservação da saúde da população.

Nesse blog post você entenderá, de fato, o que é a limpeza urbana, quais serviços a compõem e quais os desafios do setor para os próximos anos. 

Boa leitura!

O que é limpeza urbana?

Como você viu anteriormente, a limpeza urbana não está associada apenas à varrição de ruas

O serviço é uma das diversas ações de manutenção da limpeza pública. Isso inclui parques e praças, capinação de ruas, podas de árvores e até mesmo a limpeza de bueiros.

Considerado um serviço essencial à população, todas as atividades são realizadas para que as cidades permaneçam sempre preservadas, limpas e seguras

Sim! Neste caso, o termo segurança se refere à segurança da população de modo geral, mas sobretudo, no âmbito da saúde pública.

Qual a importância da limpeza urbana para a sociedade?

 A formação dos grandes centros urbanos fez com que a produção de lixo se tornasse um dos problemas de maior gravidade nas cidades.

No Brasil, o serviço de limpeza urbana iniciou na época do governo imperial, devido às necessidades e prejuízos causados pela quantidade excessiva de resíduos gerados e espalhados nos espaços públicos.

Com o objetivo de fornecer melhores condições higiênicas às cidades, os serviços de zeladoria são pensados em prol da saúde coletiva, conservação das áreas públicas, meio ambiente e estética urbana.

Além disso, quando o assunto é limpeza, a responsabilidade e interesse é de todos em contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável. Isso porque, uma cidade limpa é um direito e dever de todo cidadão

Por esse motivo, gestores públicos, profissionais de zeladoria e a população devem trabalhar em conjunto – desde a conscientização até as boas práticas de sustentabilidade.

Como funciona a limpeza urbana?

Uma cidade limpa é sinal de qualidade de vida

Prova disso é o aumento da segurança no deslocamento de pessoas e veículos, desenvolvimento do turismo e comercial local, além de evitar o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como ratos e insetos, por exemplo.

Uma das formas mais comuns para impedir todos esses problemas é por meio da varrição. Veja alguns termos referentes à área, descritos na cartilha desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

Varrição normal ou corrida

A varrição normal pode ser executada diariamente, duas ou três vezes por semana, ou em intervalos maiores

Geralmente, ocorre com mais frequência e com repasses (repetição do serviço na mesma região) em virtude da grande circulação de pessoas e consequente produção de lixo.

Varrição mecânica

Pode ser realizada com a utilização de equipamentos como, sopradores e/ou aspiradores.

Entretanto, a varrição mecânica apresenta maior custo de manutenção e exige treinamento para uso adequado.

Velocidade de varrição

A velocidade é normalmente expressa em metros lineares de sarjeta por homem/dia. O termo dia refere-se a uma jornada normal de trabalho

Já a velocidade do serviço e produtividade do varredor dependerá de fatores como: o tipo de pavimentação e de calçada, existência ou não de estacionamentos, circulação de pedestres e de veículos. 

Quem é o responsável pela limpeza urbana?

De acordo com a Constituição Federal, legislar sobre assuntos de interesse local, especialmente aqueles relacionados à organização dos serviços públicos, é uma atribuição dos municípios.

A determinação segue os inscritos dos inciso I do art. 30 da Constituição. Além disso, o inciso V autoriza a organização e prestação desses serviços, seja diretamente ou sob regime de concessão ou permissão.

Dessa forma, a prefeitura de cada cidade torna-se responsável por garantir a execução da limpeza urbana

Embora as prefeituras sejam responsáveis por disponibilizar esses serviços de zeladoria, a população também deve cooperar. É o caso das polêmicas calçadas residenciais, cuja conservação são de responsabilidade dos moradores

Quais serviços englobam a limpeza urbana?

É impossível pensar no bom funcionamento das cidades, sem os serviços prestados pelos profissionais de limpeza urbana e gestão de resíduos.

No entanto, engana-se quem pensa que esse serviço se restringe apenas à varrição de logradouros. Isso porque, o setor faz parte do saneamento básico – o que reforça ainda mais a sua importância na gestão urbana.

Confira a seguir quais são os serviços que estão inseridos na limpeza urbana:

  • Varrição de ruas: consiste em varrer ruas, calçadas, meio-fios e canteiros centrais. Entre os resíduos mais comuns estão: papéis, plásticos, flores, folhas secas, poeira e bitucas de cigarro.
  • Capinação: retirada de vegetação pela raiz para manter a limpeza e conter o seu crescimento em calçadas e vias públicas. 
  • Roçada: jardins, arbustos e pequenas árvores são aparados no tamanho adequado para manter a segurança de quem transita na cidade, além de deixá-la mais bonita.
  • Desobstrução de boca-de-lobo: consiste na limpeza de bueiros para que as águas pluviais sejam escoadas corretamente, evitando entupimentos e inundações.
  • Raspagem de sarjetas: retirada de areia, lama, terra e vegetação de vias e logradouro para limpeza e escoamento de águas pluviais.
  • Limpeza de praias: coleta manual de varrição e uso de máquinas, tratores e outros equipamentos são utilizados para recolher os resíduos descartados irregularmente na areia e outros trazidos pelo mar.
  • Limpeza de feiras: consiste na varrição e outros equipamentos para limpar ruas e calçadas fechadas para feiras livres. Entre os resíduos mais comuns estão: restos de alimentos, plásticos e sacolas.
  • Coleta de resíduos: resíduos gerados em residências, comércios e indústrias devem ser separados, coletados e destinados corretamente, conforme a sua classificação. 

Como é realizada a destinação final dos resíduos de limpeza urbana?

De nada adianta remover os resíduos de um local e despejá-los em outro. Após realizar todos os procedimentos relacionados à limpeza urbana, é fundamental que todos os resíduos tenham um destino ecologicamente correto.

Para cada categoria de resíduos, há um destino específico. Confira:

  • Resíduo domiciliar comum: aterro sanitário;
  • Resíduos recicláveis: usina de valorização de recicláveis e barracões credenciados;
  • Resíduo vegetal: reaproveitamento como biomassa;
  • Resíduos tóxicos domiciliares: logística reversa e espaços especializados para resíduos perigosos.

A utilização dessas depende das necessidade de cada cidade, podendo variar de região para região. Entretanto, recomenda-se que a destinação dos resíduos seja planejada, assim como a gestão dos resíduos sólidos.

Dessa forma, evita-se o descarte incorreto dos materiais e a consequente contaminação do meio ambiente e da população.

Quais os desafios do setor?

De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, constatou-se o crescimento do número populacional em diversos municípios.

O senso avaliou os municípios mais populosos do país e listou 15 com população superior a 1 milhão de habitantes, totalizando aproximadamente 40,2 milhões de pessoas.

E com mais pessoas ocupando as ruas de uma cidade, maior são os esforços para realizar os serviços de limpeza urbana com eficiência. 

Quer um exemplo na prática? A cidade de São Paulo contém mais de 10 milhões de pessoas e são coletados diariamente cerca de 20 mil toneladas de resíduos.

Desse total, aproximadamente 8 mil são resíduos de zeladoria urbana, da qual, o serviço é realizado por mais de 17 mil profissionais que se dividem em 7.800 quilômetros de vias todos os dias, de acordo com a Prefeitura de São Paulo.

Sem dúvidas, atender toda a demanda com qualidade é um grande desafio para São Paulo e tantos outros municípios brasileiros.

Quais os deveres dos moradores de uma cidade limpa?

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe) cerca de 1.400 municípios não adotaram nenhuma política pública que promova e incentive a coleta seletiva entre a população.

Em relação às cidades que apresentam alguma iniciativa de gestão de resíduos e reciclagem, há outro desafio: a prestação do serviço muitas vezes é limitada e insuficiente.

Por esse motivo, gestores públicos e privados devem adotar medidas legais, programas de conscientização coletiva, boas práticas e responsabilidade ambiental. Dessa forma, todos devem exercer plenamente o seu papel de cidadania. 

Separamos alguns exemplos que podem ser aplicados hoje mesmo!

Descartar o lixo corretamente

Não é novidade para ninguém, mas ainda é preciso reforçar a mensagem de que lugar de lixo é na lixeira.

Desde vias públicas, até terrenos, rios e mares, as pessoas insistem em fazer descarte de lixo de forma incorreta, gerando uma série de problemas para a sociedade, como o mau cheiro, surgimento de doenças, pragas urbanas e bueiros entupidos que levam às enchentes.

Respeitar os horários e dias de coleta de lixo

Uma das iniciativas mais simples e eficazes do trabalho em conjunto da população e profissionais de limpeza urbana, é respeitar os horários e dias de coleta de lixo.

Os resíduos quando são separados, organizados e depositados na lixeira apenas no dia e horário que deve ser recolhido, evitam problemas como sujeira e mau cheiro, devido ao tempo menor do lixo exposto na rua.

Reciclar o lixo

Os resíduos recicláveis descartados em aterros sanitários e lixões irregulares, são um dos problemas ambientais mais preocupantes do país e do mundo. 

Realizar a segregação dos resíduos de acordo com a origem do material, praticar o reuso e a coleta seletiva, é uma tarefa simples mas de grande importância para minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrente da falta de reciclagem e manejo inadequado. 

Colaborar com a limpeza das ruas

Como falamos anteriormente, contribuir com a manutenção da limpeza urbana é um ato de cidadania

Entre os hábitos básicos, porém extremamente importantes estão a separação de resíduos, descarte de materiais em lixeiras públicas e a solicitação de reparos ou retirada de vegetação em calçadas, praças e jardins para maior mobilidade. 

Lembre-se: pequenas atitudes como essas, tornam o espaço público mais limpo, saudável e favorável à toda população. 

Reduzir o consumo e a quantidade de lixo

Para diminuir o volume de lixo você não precisa fazer nada complicado. O primeiro passo é repensar certos hábitos de consumo e adotar medidas ecológicas no seu cotidiano.

Que tal ser mais econômico e substituir itens comuns de alto descarte por materiais sustentáveis, além de diminuir o uso de plásticos e investir em ferramentas digitais para diminuir a utilização de papel? 

Sem dúvidas, reduzir o consumo e por consequência, a quantidade de lixo produzido é uma prática urgente, cuja responsabilidade começa por cada um de nós. 

Conclusão

Sem dúvidas, o setor de limpeza urbana merece atenção especial. São diversas modalidades que integram a prestação desse serviço essencial para o correto funcionamento e manutenção das vias públicas.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o mundo da limpeza urbana!