Primeiramente, uma cidade limpa e bem cuidada é reflexo do trabalho dos profissionais de limpeza urbana. Diariamente, serviços como a varrição de ruas reforçam o compromisso de um ambiente urbano sustentável e seguro a todos.

Ainda que muitos profissionais sofram com a invisibilidade social enquanto exercem seu trabalho, os serviços de zeladoria urbana desempenham um papel fundamental na gestão e qualidade das cidades

Essas atividades aplicadas pelos municípios, assim como o manejo de resíduos sólidos urbanos, incluem: coleta, transporte, destinação final adequada, capina e manutenção dos parques, jardins, praias, córregos e outros.

Contudo, os dados de 2021 da Abrelpe, entidade responsável pelo setor de resíduos no país, revelam que os recursos de limpeza urbana alcançaram cerca de R$27,3 bilhões no ano, o que representa R$ 10,75 por habitante/mês aplicados para custeio dos serviços.

E quando falamos da varrição de ruas, é importante ressaltar que o serviço está diretamente ligado ao saneamento básicoconservando cidades e preservando a saúde da população.

Em São Paulo, diariamente são coletadas 20 mil toneladas de resíduos, sendo 8 mil de zeladoria urbana. Os dados da prefeitura apontam que somente em 2019, foram mais de 79 mil toneladas de resíduos de varrição de ruas.

Por isso, a infraestrutura e operações das atividades de limpeza urbana exigem maior atenção, investimento e novas soluções para oferecer as melhores condições de trabalho.

Certamente, manter a gestão de uma cidade limpa é um desafio diário. Confira a seguir o que diz a Cartilha de Limpeza Urbana para a varrição de ruas. 

O que diz o Plano de Varrição de Ruas?

Para preservar a estrutura dos centros urbanos e evitar riscos e problemas nos serviços de varrição de ruas, a Cartilha de Limpeza Urbana é uma excelente fonte de informação para adotar métodos e procedimentos eficazes.

Partindo desse pressuposto, o Plano de Varrição traz observações para a varrição manual de ruas e calçadas. Acompanhe para saber quais são elas. 

Determinação do nível de serviço

A frequência da varrição é definida conforme o nível de serviço. Contudo, há dois tipos de varredura: normal e conservação.

A normal pode ocorrer diariamente, duas ou três vezes por semana, ou em intervalos maiores. Tudo depende da mão de obra, disponibilidade de equipamentos e características das vias

Já a conservação é a quantidade de varrição (repasse do serviço na mesma região) para atender às exigências de um logradouro limpo por mais tempo. Dessa forma, os serviços ocorrem em locais com grande circulação de pessoas, como áreas centrais e pontos turísticos. 

Velocidade da Varrição 

Refere-se à jornada de trabalho. Para determinar a velocidade, é preciso classificar os logradouros de acordo com as características que mais influenciam a produtividade do profissional

Por exemplo: tipo de pavimentação e de calçada; existência ou não de estacionamento; circulação de pedestres; trânsito de veículos.

Extensão de sarjeta a ser varrida

Com mapas que indicam a frequência da varrição e outras informações como a extensão das ruas, esse método corresponde à extensão linear a ser varrida por dia.

Por exemplo: 2 varreduras diárias com repasse; 1 diária sem repasse; 3 vezes na semana sem repasse; 2 vezes na semana sem repasse; 1 vez na semana sem repasse.

Mão de obra para varredura 

Para definir a quantidade de profissionais necessários na varrição de rua, a Cartilha recomenda que as equipes sejam divididas em 1 ou 2 profissionais. Importante ressaltar que são levados em consideração as demandas das vias.

Além disso, é necessário um cálculo com o número de profissionais, extensão linear total e velocidade média de varrição

Por exemplo: uma cidade com 10 mil metros de via, com intenso tráfego de veículos, duas sarjetas e com frequência de varrição estabelecida 3 vezes por semana, totaliza uma velocidade média de varrição de 180 m/h com apenas um profissional. Ou seja, 1.440 metros por profissional/dia em um período de oito horas.

Itinerário

Para determinar as rotas, são necessários mapas que indiquem as características dos logradouros, pontos de acumulação do resíduos, locais e equipamentos utilizados pelos profissionais do início ao fim do serviço.

Dessa forma, é possível estimular o tempo de produtividade dos profissionais durante a jornada de trabalho. Por exemplo:

  • Tempo real de varredura;
  • Tempo gasto nos deslocamentos desde o início do serviço, até os pontos de acumulação do lixo; 
  • Intervalo necessário ao almoço dos trabalhadores; 
  • Tempo que leva para o profissional se deslocar do local de término do serviço até o lugar de guarda dos equipamentos e ferramentas.

Como a Plataforma Exati pode auxiliar na produtividade dos profissionais?

A transformação digital está mudando o setor de gestão de resíduos, tornando as cidades cada vez mais sustentáveis, aptas e inteligentes.

Dessa forma, a tecnologia da Exati visa facilitar os serviços dos responsáveis pela limpeza urbana, otimizando processos, fiscalizando e comprovando os serviços prestados – assegurando uma gestão moderna e eficiente.

Com o sistema, é possível inserir, visualizar e monitorar remotamente todas as informações necessárias das atividades operacionais, garantindo um controle absoluto das equipes em campo.

Nos serviços de varrição de rua, por exemplo, a tecnologia contribui para a redução de custos e aumento da performance das equipes que garante até 30% de ganhos em produtividade

Veja a seguir as funcionalidades que impactam diretamente na produtividade e eficiência dos profissionais:

  • Acompanhamento do início e fim da jornada de trabalho por digitalização de QR Code;
  • Controle e rotas otimizadas a destinação adequada dos resíduos de varrição;
  • Informações detalhadas das operações via painel personalizado;
  • Relatórios completos sobre gestão, atividades realizadas, quilômetros percorridos, equipamentos e produtividade dos profissionais;
  • Registros fotográficos dos serviços finalizados.

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Por fim, os fatores que influenciam a limpeza urbana de uma cidade envolvem o grau de educação sanitária da população, gestão urbana e a implementação das novas tecnologias. 

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