As smart cities são conhecidas popularmente como cidades inteligentes. Isso quer dizer que centros urbanos estão utilizando a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em favor dos cidadãos, colocando em prática a eficiência urbana.

As smart cities são uma tendência em que as cidades investem em recursos de modernização e automação.

De acordo com a Technavio, especialista em pesquisa tecnológica, o mercado voltado para as smart cities deve faturar US$2,1 trilhões até 2024. E a expectativa é que a infraestrutura de cidades inteligentes aumente em mais de US$55 bilhões entre 2021 e 2026.

Tendo em vista este cenário otimista e promissor, as cidades inteligentes apresentam resultados e soluções que melhoram a qualidade e eficiência no ambiente urbano.

O que é uma smart city?

O crescimento acelerado da urbanização passou a exigir soluções para estruturar e comportar o número elevado de pessoas nas cidades.

Por esse motivo, o conceito de smart city tem sido amplamente discutido por especialistas ao confirmar que o investimento financeiro, estratégico, tecnológico e sustentável no setor viabiliza e soluciona uma série de problemas urbanos.

Na prática, as cidades inteligentes conseguem otimizar o uso de recursos financeiros, aumentar a efetividade das operações urbanas, promover o desenvolvimento humano e incentivar projetos que proporcionam melhorias nas cidades.

Em suma, as smart cities atendem as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações atuais e, inclusive, futuras. 

Como surgem as smart cities?

A princípio, existem duas formas de uma cidade se desenvolver como smart city. A primeira delas é o planejamento e construção de uma cidade no modelo inteligente totalmente do zero.

Um exemplo de cidade que nasceu inteligente é a Smart City Natal, localizada no Rio Grande do Norte. Nela, são utilizadas mais de 50 soluções inteligentes, como pavimentação drenante, iluminação de LED, aplicativo gratuito para os moradores e outras inovações que facilitam a rotina da população

Entretanto, é importante ressaltar que as cidades que foram pensadas sob essa ótica ainda são minoria. Isso ocorre porque o conceito smart city vem sendo aplicado gradativamente nos ambientes urbanos.  

Por esse motivo, as smart cities mais comuns, são na verdade, cidades já existentes que reavaliam processos, identificam problemas e adaptam seus espaços de acordo com as novas tecnologias.

Um exemplo de smart city brasileiras neste modelo é Curitiba. A capital paranaense possui diversas soluções inteligentes, com destaque para o sistema de transporte público integrado através de terminais. Isso fez com que Curitiba se tornasse referência mundial no quesito mobilidade e uma das mais inteligentes do país.

Quais são os quatro pilares de uma smart city?

As tecnologias presentes em uma smart city são como um instrumento de integração para soluções e inovações no ambiente urbano, podendo ser aplicado em cada pilar que compõem os grandes centros.

Sendo eles: social, gestão, tecnologia e sustentabilidade. Confira a seguir detalhes de cada um:

Social

No pilar social, uma smart city deve ser desenvolvida para garantir que as tecnologias e políticas públicas atendam as necessidades e direitos de todos os cidadãos – promovendo mais inclusão social, diversidade, igualdade e oportunidade.

Por exemplo: acesso equitativo à serviços básicos como saúde, educação, habitação, segurança, transporte e saneamento básico.

Gestão

A gestão é um pilar que se refere à utilização de tecnologias para melhorar a gestão urbana, troca de informações, prestação de serviços públicos e de contas, além de impulsionar a participação dos cidadãos e integrá-los ao poder público e às parcerias público-privadas

Por exemplo: análise de dados em tempo real e sistemas de monitoramento de serviços como iluminação pública, tráfego urbano, energia, entre outros.

Tecnologia

A tecnologia é um dos pilares principais de uma smart city. O uso de TICs visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, tornando as cidades mais eficientes e sustentáveis – o que permite tomadas de decisões mais transparentes na gestão pública.

Por exemplo: sistema de gestão de iluminação pública, gerenciamento em tempo real das operações de limpeza pública, conexão de sensores e dispositivos para coleta de dados em IoT, entre outros.

Sustentabilidade

O pilar de sustentabilidade reforça a ideia que uma smart city deve ser ambientalmente sustentável. Mas para isso, é preciso adotar medidas que evitem danos ao meio ambiente e acelerem o desenvolvimento de infraestrutura sustentável para não comprometer o futuro do planeta.

Por exemplo: redução de gases de efeito estufa, sistemas que melhoram a qualidade do ar e da água e investimento em eficiência energética.

Quais são as características de uma smart city?

Como você pode perceber, uma smart city pode ser compreendida como um sistema que promove mudanças, economias e melhorias significativas nos centros urbanos. 

Por esse motivo, as smart cities tornaram-se um assunto que desperta cada vez mais o interesse dos gestores públicos e da população. 

Mas para saber quais características e como iniciar os projetos de smart cities, o IESE Business School criou um ranking que classifica as cidades de acordo com o seu nível de inteligência. Saiba mais a seguir:

Capital humano

Uma smart city deve ser capaz de atrair e reter talentos. Ou seja, criar planejamento, políticas públicas e outras medidas voltadas à ao desenvolvimento social, são cruciais na característica de capital humano.

Entre os parâmetros mais importantes nessa característica estão: nível de educação e o acesso à cultura.

Coesão social

A coesão social diz respeito ao grau de coexistência entre grupos de diferentes pessoas, garantindo maior inclusão e diversidade social. O objetivo é desenvolver uma cidade de pertencimento e direito a todos os cidadãos.

Neste caso, são considerados: desenvolvimento econômico e social, qualidade de vida e eficiência na prestação de serviços públicos.

Desenvolvimento econômico

Para classificar uma cidade como smart city, é preciso de investimentos que impulsionam o desenvolvimento econômico local.

Entre os exemplos mais comuns estão: planos para as indústrias, inovações, infraestrutura urbana e iniciativas empreendedoras que geram empregos e ganhos para todo município. 

Governança

A governança leva em consideração a eficiência, qualidade e estabilidade das intervenções estatais. Na prática, são avaliados a gestão de recursos, transparência e ética governamental.

Um exemplo na prática são as reservas econômicas que comprovam a qualidade dos serviços em uma cidade.

Planejamento urbano

O planejamento urbano é uma característica que envolve gestão, investimento, infraestrutura e inovação. O objetivo é oferecer recursos fundamentais para todos os cidadãos com qualidade e máxima eficiência.

Neste caso, podemos citar a modernização dos parques de iluminação pública com softwares de gestão, lâmpadas de LED e outros projetos inovadores, como a telegestão.

Reconhecimento internacional

A conexão e o reconhecimento internacional são resultados de planejamento e investimento, sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma smart city e seus impactos na economia, turismo, meio ambiente e qualidade de vida urbana.

Nesta característica, os prêmios, reconhecimentos, número de conferências e eventos reforçam o nível de importância e desempenho de uma smart city.

Tecnologia

O acesso e uso da tecnologia são um aspectos decisivos para melhorar a qualidade de vida da população e medir o grau de inovação de uma cidade.

Aqui, a otimização de processos gerenciais e operacionais urbanos são destaque nas smart cities. Um exemplo de tecnologia e sustentabilidade são as lixeiras inteligentes espalhadas pelos grandes centros.

Mobilidade

A mobilidade urbana é considerada um dos maiores desafios dos grandes centros urbanos. E no contexto de smart city, são estruturados sistemas de deslocamento que facilitam o tráfego urbano e ampliam o acesso aos serviços públicos.

Neste caso, a cobertura de sistemas alternativos de transporte e tempo médio de deslocamento no trânsito, são exemplos para que cidades adotem soluções cada vez mais inovadoras.

Mobilidade urbana e transporte público sustentável

Como falamos, a mobilidade é vista como prioridade pelas smart cities ao impactar diretamente o cotidiano dos cidadãos e a sustentabilidade. Nesse sentido, a diminuição na emissão de poluentes é um dos focos das cidades inteligentes

A cidade de Songdo, na Coréia do Sul, é um dos bons exemplos de mobilidade. Planejada para ser uma smart city, Songdo tem seu projeto de construção objetivando o não uso de carros

Por isso, as empresas, parques, hospitais, escolas e demais edifícios foram estruturados próximos às casas e apartamentos, justamente para que não seja necessário o uso de veículos para locomoção. 

Meio ambiente e sustentabilidade

Considerado um dos pilares de uma smart city, as iniciativas que ajudam a mitigar problemas ambientais, garantem a sustentabilidade no uso de recursos e apresentam o desenvolvimento sustentável que suprem as necessidades do presente sem comprometer o futuro

Por exemplo: gestão de resíduos, universalização do saneamento básico, baixo índice de poluição, entre outros.

Gestão inteligente dos resíduos sólidos

Quando se fala em smart cities, é necessário pensar em como os resíduos sólidos são tratados após serem gerados pela população.

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) institui alguns pontos relevantes com relação à gestão de resíduos. Os principais são coleta seletiva e a responsabilidade coletiva acerca do ciclo de vida dos produtos utilizados – que diz respeito à logística reversa

Nesse contexto, as cidades inteligentes buscam, cada vez mais, cumprir as normas e adequar a coleta de resíduos para um mundo mais sustentável

Assim, a implantação de aterros sanitários, coleta casa a casa e separação de resíduos de acordo com a constituição do material são iniciativas adotadas em uma smart city.

Conclusão

Neste material, apresentamos o conceito de smart city – um espaço urbano que emprega tecnologia e soluções inovadoras para melhorar a rotina de quem o utiliza.  

Além disso, também foi possível entender que as cidades inteligentes podem ser planejadas desta forma ou adaptadas conforme a demanda do ambiente.

Mas para saber mais sobre esse universo tecnológico que está transformando o ambiente em que vivemos, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo!