As obras de ampliação são de grande importância para o crescimento organizado e modernização das cidades. Isso porque elas trazem melhorias na qualidade dos pontos de iluminação já existentes e auxiliam para que nenhum local da cidade apresente iluminação inadequada.

Por meio das obras de ampliação, é possível atender melhor aos requisitos da população e prestar um serviço de iluminação pública mais efetiva aos cidadãos. Para que esses objetivos sejam atingidos é preciso fazer uma gestão adequada dessas obras.

Neste artigo, você vai entender a importância das obras de ampliação e como fazer sua gestão de forma eficiente. Acompanhe!

Quando as obras de ampliação são necessárias?

As obras de ampliação da rede de iluminação pública são necessárias sempre que algum ponto da cidade apresenta iluminação falha — o que ocorre mesmo em locais e territórios antigos. Além disso, ele é indispensável no caso de surgimento de novas ruas ou bairros, já que a qualidade da iluminação pública da cidade deve ser mantida.

Dessa forma, é preciso estar atento às demandas da população nos casos de iluminação inexistente ou ineficiente, para que sejam feitas obras de ampliação da quantidade e qualidade das lâmpadas para que as necessidades da cidade sejam devidamente atendidas.

É importante ressaltar que as obras de ampliação não se limitam somente a esses casos, já que são realizadas também para a otimização de processos e modernização da rede de iluminação pública. Um exemplo disso é a substituição de lâmpadas defasadas como as de mercúrio pelas de LED, que são mais modernas e trazem vantagens tanto no aspecto prático — já que clareiam melhor o ambiente — quanto no financeiro.

Ao optar pelas lâmpadas de LED, a otimização do processo ocorre pela redução de gastos e pela maior qualidade da iluminação, já que elas são mais eficientes e econômicas que as lâmpadas tradicionais. Além disso, por meio delas é possível implementar projetos de Internet das Coisas e telegestão, que modernizam o serviço de iluminação e geram economia de energia para cada cidade.

Qual é a importância de uma boa gestão de obras de ampliação?

As obras de ampliação devem ser bem planejadas, para que possam ser executadas com rapidez e sem gastos desnecessários, que ocorrem, principalmente, devido a furtos, perda e desperdícios de materiais.

Geralmente, essas obras não são complexas, porém, se forem geridas de maneira eficiente, podem ser realizadas de forma mais ágil — o que gera economia e lucro para as empresas.

Além disso, uma boa gestão evita muitos erros que acontecem com frequência em obras de ampliação. O mau uso dos materiais pela equipe de campo durante as obras, a previsão e compra de materiais em excesso ou em falta e a falta de segurança são alguns exemplos.

Como fazer uma gestão eficiente?

Para fazer uma gestão eficiente é preciso realizar um levantamento de informações importantes para ter um bom planejamento da obra de ampliação. Além disso, é preciso ter atenção especial à gestão de materiais e do trabalho das equipes de campo.

Veja, a seguir, quais são os principais fatores que devem ser considerados.

Realizar o controle de estoque

Gerenciar o estoque de materiais é fundamental para o bom andamento de uma obra. Por isso, é importante calcular com precisão a quantidade de materiais utilizada e buscar formas de evitar furtos e perdas que trazem grandes prejuízos financeiros.

Para que não ocorram erros relacionados à gestão de estoque, deve-se trabalhar com o empenho de materiais e organizar melhor seu uso. Ele consiste no controle dos dias e horários em que cada um dos materiais terá saída, e pode ser utilizado tanto por quem separa o material quanto pela equipe de compras — que saberá se faltam itens e evitará atrasos.

Além disso, cada equipe poderá ser responsável por um grupo de materiais e estoque, o que agrega responsabilidade e facilita o gerenciamento desses itens por meio de um sistema de Gestão de Iluminação Pública.

Fazer a gestão da equipe em tempo real

Para que a obra de ampliação ocorra de forma adequada, é importante garantir que a equipe esteja alinhada ao desenvolvimento da obra e faça uso dos equipamentos de proteção (EPIs e EPCs), já que a segurança no trabalho é algo fundamental. Além disso, é preciso supervisionar sua produtividade, proatividade e eficiência, para que ela seja mantida durante toda a execução da obra.

Para isso, podem ser feitos boletins de execução das atividades, de modo que tudo que seja executado, o serviço fique registrado e possam ser avaliados relatórios relacionados à produtividade.

Além disso, o uso de um software de Gestão de Iluminação Pública permite fazer o acompanhamento das equipes e gerar boletins de execução automáticos e em tempo real, o que facilita ainda mais essa tarefa.

Utilizar um software adequado

Um software de Gestão de Iluminação Pública auxilia na gestão de obras de ampliação tanto de expansão da rede quanto de modernização, já que oferece ferramentas que auxiliam em todos os processos do projeto, como controle de estoque, gestão da equipe e de materiais etc.

Além disso, ele facilita o planejamento dessas obras, o que aumenta suas chances de sucesso e otimizam sua lucratividade e tempo de execução. Isso porque ele organiza e simplifica a análise de informações importantes para o projeto — inclusive de obras anteriores.

Assim, ao explorar o conhecimento adquirido anteriormente e observar os erros que foram cometidos em outras obras, é possível planejar melhor as próximas. Ou seja, fica mais fácil calcular melhor a quantidade de materiais, preparar e orientar melhor o trabalho das equipes etc., para evitar que os mesmos erros ocorram novamente.

O software traz ainda outros diferenciais para otimizar a gestão de obras de modernização, como o conhecimento de onde se encontrava uma equipe no momento de fazer a troca de um poste etc. Para isso, pode-se usar um tablet com ordens de serviço para identificar a localização da equipe e, a partir disso, detectar os materiais utilizados e retirados, horários, distância dos pontos de localização e outros dados.

Como você viu, uma boa gestão de obras de ampliação permite modernizar a cidade e atender melhor às demandas da população de forma eficiente e sem gastos desnecessários. A melhor maneira de se fazer isso é com a utilização de um software especializado, que apresente todas as funcionalidades necessárias para fazer uma gestão completa de toda a obra.

Você precisa de um Sistema de Gestão de Iluminação Pública (SGI) para gerenciar obras de ampliação? Entre em contato conosco e saiba como podemos você!